Já está em andamento a programação de Natal de Nova Friburgo com o tema “Natal da Serra 2015“, que prevê, até o próximo dia 23, pelo menos 19 apresentações de corais, tendo no repertório canções populares e natalinas. Os primeiros grupos de coral já se apresentaram no Natal da Serra 2015. É o caso do Paradox Coral. Fundado em 21 de junho de 2014 por João Cláudio Daumas, Carmem Ladeira e Adriano Diniz, o Paradox marcou presença no 6º Festival de Corais de Olaria, no último fim de semana na Paróquia São Roque, e nas escadarias da Oficina-Escola de Artes (Praça Getúlio Vargas, 89, antigo fórum, Centro), na última quinta-feira, 3. A outra apresentação do Paradox será no próximo dia 22, às 20h30 na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Outro grupo que se apresentou na quinta-feira, 3, foi o Coral Infantil do Colégio D. Pedro I, no Cadima Shopping.
Outro coral programado para se apresentar este ano é o da instituição católica Arautos do Evangelho - setor masculino, que, inclusive, participou da inauguração da iluminação natalina da Prefeitura na última terça-feira, 1º. Na sexta-feira, 4, a apresentação foi na escadaria da Oficina-Escola de Artes, e haverá mais uma no próximo dia 23, uma quarta-feira, às 19h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Já o setor feminino dos Arautos se apresenta neste domingo, 6, no 6º Festival de Corais de Olaria, às 19h30, na Paróquia São Roque, e na próxima quarta-feira, 9, às 20h, na Oficina-Escola de Artes.
E outros corais farão mais apresentações especiais entoando clássicos do reperetório natalino. O Musical da Ucam (Universidade Candido Mendes) está previsto para acontecer na escadaria da Oficina-Escola de Artes, neste domingo 6, e segunda-feira, 7, às 19h. No dia 6, o coral da Academia Friburguense de Letras se apresenta no 6º Festival de Corais de Olaria, na Paróquia Nossa Senhora das Graças.
Na Praça Getúlio Vargas a apresentação musical da banda do Ponto de Cultura de Olaria será na próxima quinta-feira, 10, às 19h; seguido pelo coral de jovens e adolescentes da Aliança Francesa, o Allons Chanter.
No próximo dia 13, um domingo, estão previstas duas apresentações a partir das 19h30: o Coral São Francisco de Assis, na Paróquia São Roque; e o Coral Santa Catarina de Labouré, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, ambas pelo 6º Festival de Corais de Olaria. O Coral Santa Catarina de Labouré volta a se apresentar no próximo dia 17, uma quinta-feira, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, às 19h.
No dia 19, um sábado, será a vez dos corais da 5ª Igreja Assembleia de Deus, na escadaria da Oficina-Escola de Artes, e da Igreja Presbiteriana de Conselheiro Paulino, na praça Lafayette Bravo, no Centro do distrito. O Coro Lírico Acrópolis, que surgiu em 2010, numa iniciativa do maestro Ágni de Souza, composto por 40 coralistas e acompanhado pelo pianista Philip Gutwein, se apresenta dia 20, um domingo, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, às 20h, encerrando o 6º Festival de Corais de Olaria.
O Coral Vozes Fraternas também consta do programa do Natal da Serra 2015. Iniciou suas atividades em 2001, sendo um trabalho realizado pela evangelização Infanto-Juvenil da Associação Espírita Fraternal. Em seu repertório estão músicas espíritas e também populares que falam de amor, paz e união. Sua apresentação será no dia 21, segunda-feira, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, às 20h.
UM POUCO DA HISTÓRIA - Ninguém pode afirmar com exatidão quando o canto coral teve início. O que se sabe é de registros que fazem supor a sua antiguidade. Um dos mais antigos se encontra na Caverna de Coqul, na Espanha, datado do período neolítico. Na Grécia Antiga, se faz referência a um coro ligado ao teatro grego. Acredita-se que no século 1, os cristãos, em Roma, já cantavam em coro. Os primeiros coros efetivos aparecem na Europa por volta do ano 1000, nos mosteiros e comunidades religiosas, numa herança do culto judaico.
No século 10, com o desenvolvimento da linguagem musical, se tem registro em escrita neumática que sugere o canto coletivo. No século 12 surgem os primeiros registros específicos de música feita para coro. Na atualidade, o canto coral é amplamente difundido. Ele é praticado em universidades, escolas, igrejas, associações, clubes e empresas, além de grupos independentes.
A programação do “Natal da Serra 2015“ pode ser conferida no aplicativo com o mesmo título, no site da Prefeitura de Nova Friburgo e nas páginas de A VOZ DA SERRA, diariamente na coluna Cidade & Serviços.
Deixe o seu comentário