Grupo em Grupo estreia “Velório à Brasileira” e exposição sobre história da companhia

​Atividades fazem parte das comemorações dos 30 anos de fundação da trupe
quinta-feira, 04 de maio de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Grupo em Grupo estreia “Velório à Brasileira” e exposição sobre história da companhia

Para comemorar os 30 anos de sua criação, a companhia friburguense de artes cênicas Grupo em Grupo promoverá uma série de atividades ao longo do mês de maio. Além da retrospectiva de seus grandes sucessos, começando com a remontagem do espetáculo “Velório à brasileira”, uma exposição sobre a história da trupe estará à disposição do público nos próximos dias.

Sobre a peça, de volta aos palcos friburguenses, “Velório à brasileira” leva a um questionamento: o que você faria por um prêmio milionário? Na história, escrita por Aziz Bajur, a viúva e os amigos do falecido Abreu mostram o quanto o ser humano pode ser ganancioso quando o assunto é dinheiro. A trama inteira se passa durante o velório de Abreu, que morre antes de resgatar um bilhete premiado. Em meio à disputa pelo dinheiro, discórdias e vaidades, o passado do finado vem à tona, e os seus mais íntimos segredos são desvendados.

A situação, que aparentemente deveria ser fúnebre, ganha tom de comédia e mostra, de forma descontraída, que nem sempre o sucesso e a felicidade estão relacionados a dinheiro e poder. Desta forma, o espetáculo cumpre seu papel de divertir e ao mesmo tempo alertar o espectador sobre a ambição e as armadilhas proporcionadas pelo dinheiro.

Com produção e direção geral de Wilson Wagner, o espetáculo estreia às 20h, desta sexta-feira, 5, e sábado, 6, no Teatro da Usina Cultural Energisa, situado na Praça Getúlio Vargas, 55, centro de Nova Friburgo. Haverá apresentações também nos próximo fim de semana, 12 e 13 de maio. No elenco, os atores Adriana Mello, Maria Cybele, Leonardo Verly, Paulo Cesar Queiroz, Ronaldo Carneiro e Gero Band (ator convidado).

Os ingressos, no valor de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), podem ser adquiridos na Usina Cultural Energisa; na Farmácia Estação Saúde, na Avenida Alberto Braune, 160; e na Victória Perfumaria, na Rua Monte Líbano, 55.

Já a exposição, que reúne fotos, matérias de jornais, vídeos, críticas, figurinos, cenários e objetos utilizados ao longo dos últimos anos e que ajudam a contar a trajetória da equipe, estará disponível também a partir desta sexta-feira, 5. A mostra pode ser conferida até o dia 9 de junho, de terça-feira a sábado, das 13h às 18h, também na Usina Cultural.  

Grupo em Grupo

A companhia friburguense Grupo em Grupo de artes cênicas foi criada em 1987 pelo ator Renato Goiaba. Desde sua fundação, a trupe vem marcando presença no cenário artístico friburguense com montagens irreverentes e também de cunho social. Entre elas: “Batata Frita e Aperitivos”; “O Reco que me amava”, de Robson Graia; “Dois tempos para Liberdade” e “Coitado quem diria, entrou numa fria”, de Lucas Bastos; e “O que aconteceu no deserto de nevada em 1978”, de Ricardo Moreira e Renato Goiaba.

Em 2012 a diretora Daniela Santi foi convidada para participar do grupo e dirigir a peça “O Santo Milagroso”, de Lauro Cesar Muniz. A montagem fez tanto sucesso que bateu recordes de público do teatro friburguense e passou de 60 apresentações. O grupo montou também dois espetáculos com texto e direção de Daniela, como “Com a morte não se brinca”, em 2015, e a primeira montagem infantil do grupo: “O sonho do arco-íris”, em 2016.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Teatro
Publicidade