Além das inúmeras doações às famílias afetadas pela tragédia que devastou a Região Serrana do Rio, a ajuda de voluntários é, sem dúvida, fundamental no processo de reconstrução dos municípios atingidos. Em todas as atividades, desde o transporte de alimentos até o atendimento médico das vítimas, observa-se a movimentação de pessoas que buscam ajudar o próximo. E um apoio que vem sendo fundamental no trabalho de resgate e localização dos desabrigados tem sido feito pelo Grupo de Radioamadores de Nova Friburgo (Granf).
Com a colaboração do Grupo Tubarões de Nova Friburgo (GTNF/RJ) e de abnegados como motociclistas, jipeiros e parapentistas, o Granf disponibilizou equipamentos em diversas áreas da cidade, como Olaria (na Comunidade Cristã, no Ciep e no Colégio Messias), Conselheiro Paulino (na quadra da Alunos do Samba), Campo do Coelho, Solares e Centro (na Defesa Civil). De acordo com o radioamador Antônio Marcos, enquanto as autoridades necessitarem, toda a equipe estará pronta para ajudar. Os equipamentos utilizados alcançam todas as regiões de Nova Friburgo, além de diversas áreas do estado do Rio, o que facilita a comunicação com necessitados e demais autoridades. Diariamente inúmeras pessoas têm utilizado os serviços, oferecendo informações e tendo acesso à notícias de amigos e familiares.
Segundo Antônio Marcos, o Granf busca instalar um repetidor no Altíssimo do Caledônia, um ponto considerado estratégico por ser o mais alto do município. “Desde 1992 estamos com esse propósito que irá interligar todas as Defesas Civis do estado. O custo será todo por nossa conta, pois iremos fornecer toda a aparelhagem. Precisamos apenas da liberação de um espaço”, afirma.
Deixe o seu comentário