O Hemocentro do Hospital Municipal Raul Sertã esteve movimentado na manhã da última sexta-feira, 16. Tudo por conta da visita de um grupo de atiradores do Tiro de Guerra de Nova Friburgo, que compareceu à unidade para doar sangue. Os 20 jovens foram recepcionados pela equipe do hemocentro, que deu detalhes do trabalho realizado e o passo a passo do procedimento para coleta de sangue. A ação contribuiu para melhorar o estoque da unidade, que atende a vários municípios da região e em determinados períodos do ano costuma registrar queda no número de doadores.
O chefe de instrução do TG, sargento Isaías Henrique de Oliveira, esteve à frente da iniciativa, que serviu de exemplo à comunidade sobre a importância da doação voluntária e habitual de sangue, um ato de generosidade e amor ao próximo. Vale destacar que se trata de um procedimento simples e seguro, já que todo o material utilizado na coleta é descartável e o doador é orientado e acompanhado por experientes profissionais de saúde. Além disso, o organismo repõe em alguns dias o sangue doado e o que é melhor: alguém receberá obenefício da doação.
Para doar sangue é preciso obedecer às seguintes condições: ter entre 18 e 60 anos; pesar mais de 50 Kg; não estar grávida e nem amamentando; não ter ingerido bebida alcoólica nas 24h anteriores a doação; não estar fazendo uso de medicamentos; estar bem de saúde; não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para a Aids; não ser usuário de drogas; evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação; ter dormido, no mínimo, seis horas.
Quem quiser se tornar um doador pode comparecer ao Hemocentro, que funciona no Hospital Raul Sertã, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. É importante levar a carteira de identidade ou algum outro documento com foto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2523-9000, ramal 210.
Deixe o seu comentário