As concessionárias do Grupo Águas do Brasil, que detém, entre outros, a concessão dos serviços de saneamento básico de Nova Friburgo (Águas de Nova Friburgo), Campos, Petrópolis, Niterói, Araruama, Saquarema, Silva Jardim e Resende, se uniram para fazer o bem. Através da atuação do ex-superintendente da Águas de Nova Friburgo e agora diretor do Grupo Águas do Brasil, Alexandre Bianchini, as concessionárias realizaram uma doação conjunta no valor de 156 mil reais para o Fundo da Criança e do Adolescente de Nova Friburgo.
Durante o mês de janeiro de 2011, ficou explícito a importância que a cidade da Região Serrana tem para o Grupo Águas do Brasil. Uma somatória de esforços trouxe ao município mais de 150 colaboradores de outras concessões do grupo, que deixaram suas famílias para restabelecer o sistema de abastecimento de água na cidade.
O esforço e dedicação do Grupo Águas do Brasil e seus funcionários resultou em uma retomada surpreendente no abastecimento de água. Em apenas dez dias após a catástrofe que abalou Nova Friburgo, a água já estava de volta às casas de toda a população do município.
A doação de 156 mil reais é mais uma ação do Grupo Águas do Brasil em prol de Nova Friburgo. O friburguense e diretor do grupo Alexandre Bianchini se orgulha em poder contribuir com seu município.
O que são os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente
Também conhecidos como FIA (Fundo para Infância e Adolescência), tratam-se de fundos de natureza especial, vinculados à realização de determinados objetivos ou serviços, facultada a adoção de normas peculiares de aplicação e, por esta natureza, os recursos que os constituem se transformam em recursos públicos, devendo ser geridos e administrados conforme os princípios constitucionais que regem os orçamentos públicos: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
A gestão dos fundos, que compete aos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a aplicação dos recursos que os constituem estão sujeitos à prestação de contas de gestão aos órgãos de controle interno do Poder Executivo e aos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, bem como ao controle externo por parte do Poder Legislativo, do Tribunal de Contas e do Ministério Público.
Cabe aos Conselhos a definição quanto à utilização dos recursos dos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente com base no plano de ação anual, que deverá conter programas a serem implementados no âmbito da política de promoção, proteção, defesa e atendimento dos direitos da criança e do adolescente.
Conhecendo o Grupo Águas do Brasil
O Grupo Águas do Brasil é formado pelas empresas Developer, Queiroz Galvão, Trana Construções e Construtora Cowan. Atualmente, é um dos principais grupos nacionais a atuar no setor de concessões privadas de prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Desde 1997, o Grupo Águas do Brasil atua neste setor fazendo parte do dia a dia de cerca de dois milhões de brasileiros, com o objetivo de contribuir para equacionar o desafio do saneamento básico no Brasil. O Grupo Águas do Brasil opera em 12 municípios, através de 10 concessionárias, entre Rio de Janeiro e São Paulo.
Em julho de 2010, a empresa deu um grande passo para colocar Nova Friburgo no rol dos municípios brasileiros em termos de qualidade de saneamento básico. Foi lançada a ETE Olaria, que trata 30% do esgoto gerado pelo município e atende à 14 bairros de Nova Friburgo.
Em novembro de 2011 foi iniciada a atuação da Estação de Tratamento de Esgoto de Campo do Coelho e atualmente a Concessionária Águas de Nova Friburgo trabalha na construção da ETE Centro, que irá elevar o índice de tratamento de esgoto da cidade para o patamar de 70%.
Recentemente o Grupo Águas do Brasil venceu a licitação para a operação de serviços de saneamento básico na Zona Oeste do Rio de Janeiro e atenderá a 21 bairros cariocas.
Deixe o seu comentário