Grupo Águas do Brasil assume oficialmente controle da Caenf

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O Grupo Águas do Brasil oficialmente assumiu os serviços de água e esgoto em Nova Friburgo. A transferência do controle acionário da Caenf, e das outras empresas do grupo americano Tyco International, para o grupo genuinamente brasileiro, Saneamento Ambiental Águas do Brasil, aconteceu nesta quinta-feira, 22.

A Caenf passa a se chamar Águas de Nova Friburgo. O novo grupo tem o desafio de mudar o cenário do saneamento na cidade, trazendo, entre outras melhorias, o tão sonhado tratamento do esgoto. A direção da Águas do Brasil e o superintendente da concessionária, Alexandre Bianchini, já se reuniram com o prefeito Heródoto Bento de Mello e parte do secretariado para analisar o contrato de concessão, prevalecendo o diálogo e a disposição da empresa em atender as reivindicações da Prefeitura, como a revisão dos projetos, focando a construção de mais de uma estação de tratamento de esgoto no primeiro distrito, buscando manter as características naturais dos rios que cortam a cidade.

Segundo Alexandre Bianchini, por solicitação do prefeito Heródoto, a nova concessionária está estudando a viabilidade de implantar um novo projeto, o qual prevê a implantação de outras estações ao longo dos rios Santo Antônio e Cônego, aumentando a capacidade de tratamento. Além disto, estas implantações irão ajudar a preservar as características e devolver a vida ao Rio Bengalas”, diz Alexandre.

O superintendente explica que as áreas para as construções das estações ainda não foram escolhidas. Segundo Alexandre, após concluídos, os projetos serão avaliados e precisam das autorizações da Prefeitura e de órgãos ambientais, o que demanda tempo, mas ele garante que a concessionária não medirá esforços para começar as obras o quanto antes.

De acordo com o contrato de concessão, o tratamento vai atingir 30% do município até dezembro de 2010, 60% em dezembro de 2011 e 90% em dezembro de 2012. Alexandre afirma que o grupo vai trabalhar para antecipar as metas estipuladas pela Prefeitura. “Nenhuma cidade pode crescer com qualidade de vida sem tratamento de esgoto. Por isto, a prestação deste serviço é prioridade para nosso grupo. Os resultados em outras cidades administradas pela Águas do Brasil comprovam este compromisso. Niterói se tornou modelo nacional de excelência, na qual 100% da população têm acesso a água tratada e 90% contam com coleta e tratamento de esgoto. Para chegar a estes números, a Águas de Niterói implantou sete estações de tratamento de esgoto em sete anos de concessão. Aqui em Nova Friburgo os resultados também serão positivos. Vamos investir R$ 80 milhões, implantar o tratamento de esgotos em quatro anos, criar a tarifa social, além de executar obras de modernização e adequação dos sistemas de abastecimento de água. “A Águas de Nova Friburgo e a nova gestão municipal viram a página e começam a escrever juntos um novo capítulo na história do saneamento em Nova Friburgo”, diz Alexandre Bianchini.

No estado do Rio de Janeiro, além de Nova Friburgo e Niterói, a Águas do Brasil opera os serviços de saneamento nos municípios de Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Araruama, Saquarema, Silva Jardim e Resende. Em São Paulo o grupo está presente nas cidades de Jaú, Ourinhos, Araçatuba e Cajamar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade