A Secretaria Municipal de Saúde prorrogou a Campanha de Vacinação Contra a Gripe até a próxima quinta-feira, 15, seguindo orientação da Secretaria Estadual de Saúde. No Estado do Rio, a campanha vai até o próximo sábado, 17, e em Nova Friburgo o prazo é menor devido ao feriado do aniversário do município na sexta-feira, 16.
Embora muita gente tenha lotado na última quinta-feira, 8, o posto de saúde Sylvio Henrique Braune em busca da vacina, o município ainda não conseguiu bater a meta da vacinação — de cerca de 40 mil pessoas. Até quinta-feira, 8, menos de 50% dos friburguenses esperados haviam comparecido aos postos de vacinação no Centro, bairros e distritos. De acordo com o Ministério da Saúde, até a última quinta-feira, 8, mais de 21,3 milhões de pessoas (53,6% do esperado) já haviam se imunizado em todo o país. A meta é atingir 80% do público-alvo até o término da prorrogação.
Para a realização da campanha, o Ministério da Saúde distribuiu 53,5 milhões de doses, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
A vacina contra gripe é segura e evita o agravamento da doença, internações e até mesmo óbitos. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe. Após a aplicação da dose, podem ocorrer dor no local da injeção e o endurecimento leve da pele, manifestações que geralmente passam em 48 horas. A vacina é contraindicada a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina, ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Deixe o seu comentário