Gripe suína: uso de álcool gel é obrigatório a partir deste sábado por restaurantes e afins

segunda-feira, 24 de agosto de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Gripe suína: uso de álcool gel é obrigatório a partir deste sábado por restaurantes e afins
Gripe suína: uso de álcool gel é obrigatório a partir deste sábado por restaurantes e afins

Dois meses após o registro oficial dos dois primeiros casos de gripe suína em Nova Friburgo, confira um balanço sobre a evolução da doença no município, que atualmente contabiliza mais de 80 casos suspeitos. O número indica que a propagação da nova gripe na cidade parece ter atingido um quadro estável, já que não foram registradas alterações significativas desde a semana passada, quando havia 61 casos suspeitos. Até agora foram confirmados seis casos da gripe suína na cidade devido à demora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em divulgar os laudos. Confira os fatos mais marcantes ocorridos no município sobre a doença provocada pelo vírus H1N1.

Primeiro caso suspeito de gripe suína: foi anunciado em 19 de abril passado, durante entrevista coletiva da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que confirmou se tratar de um indivíduo do sexo masculino, de 54 anos, que havia acabado de chegar de Miami, nos Estados Unidos, onde permaneceu durante dez dias. Na ocasião, técnicos de saúde da Fiocruz vieram especialmente à cidade para coletar o material para exame, que resultou negativo.

Os primeiros casos confirmados: Nova Friburgo registrou os dois primeiros casos da gripe causada pelo vírus H1N1 na segunda quinzena de junho. A confirmação foi feita pelo secretário municipal de Saúde, Ostwald Dantas dos Santos Filho, em entrevista coletiva no dia 24, no auditório do Hospital Municipal Raul Sertã. Na ocasião, o coordenador das unidades básicas de Saúde, Cláudio Pecci, anunciou o fechamento do posto Silvio Henrique Braune por medida de precaução já que uma das funcionárias da unidade era uma das contaminadas pela nova gripe.

Primeira morte por suspeita da doença: um paciente encaminhado de Teresópolis para um hospital particular de Nova Friburgo morreu no último fim de semana de julho por suspeita de complicações decorrentes da nova gripe. A Fundação Municipal de Saúde ainda aguarda o resultado do exame para confirmar a causa da morte, mas adianta que esta não será contabilizada no município. O homem teria sido internado aqui por falta de vagas na rede hospitalar de Teresópolis e teria contraído o vírus H1N1 em viagem ao Rio de Janeiro.

Cuidados redobrados no Hospital Maternidade : desde que o vírus da nova gripe foi disseminado no país, as gestantes foram as principais vítimas fatais da doença. Em função disso, a equipe do Hospital Maternidade de Nova Friburgo redobrou os cuidados com as grávidas que apresentam quadro gripal. Medidas de prevenção como colocação de dispositivos e álcool em gel e uso de máscaras cirúrgicas pelos funcionários também foram adotadas pela direção da unidade.

Mais casos suspeitos: o início do mês de agosto foi marcado pelo aumento do número de casos suspeitos de gripe suína em Nova Friburgo a cada boletim divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da FMS. Os números indicaram o avanço da doença e a transmissão sustentada do vírus H1N1 no município, o que provocou uma corrida às farmácias para a compra de álcool em gel e máscaras cirúrgicas - produtos muito procurados por quem quer se prevenir do novo vírus. O medo da doença também aumentou o movimento dos prontoatendimentos e consultórios médicos, como o do pneumologista Thiers Marques Monteiro Filho. Em entrevista ao jornal, ele observou que as pessoas com sintomas de gripe têm evitado a automedicação e estão procurando atendimento médico.

Distribuição de antiviral no 6º GBM: desde o início do mês a entrega do antiviral Oseltamivir, conhecido no mercado como Tamiflu, está concentrada no quartel do 6º Grupamento de Bombeiro Militar, conforme determinação da secretaria estadual de Saúde. Um esquema especial de plantão foi montado para a distribuição do medicamento que está sendo feita 24 horas. Esta semana, a corporação recebeu alguns frascos da solução oral do medicamento, indicada para o tratamento de bebês e crianças.

Secretário visita a cidade: o secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, esteve em Nova Friburgo no último dia 10, para explicar detalhes dos procedimentos adotados pelo governo do estado no combate à nova gripe. Ele esteve reunido com autoridades do município, médicos, imprensa e outros profissionais de saúde no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas.

Volta às aulas: a exemplo de vários municípios do país, as férias escolares também foram prorrogadas em Nova Friburgo como medida de prevenção à propagação da nova gripe. O adiamento da volta às aulas neste 2º semestre foi adotado pelas escolas da rede pública e particular de ensino do município. As atividades foram retomadas na última segunda-feira, 17, com uma série de cuidados preventivos como proibição do uso dos bebedouros e manutenção das salas de aula arejadas, com as janelas sempre abertas.

Nova lei: de autoria do vereador Isaque Demani, a lei municipal 3.775 determina que restaurantes, lanchonetes, bares e similares de Nova Friburgo disponibilizem álcool em gel para os clientes. Sancionada no início da semana pelo prefeito Heródoto Bento de Mello, a nova lei também abrange as indústrias que têm refeitório e torna obrigatória a afixação de cartazes informativos sobre a utilização do produto. A medida passa a vigorar a partir deste sábado, 22, e vem gerando queixas de comerciantes e empresários sobre o curto espaço de tempo estabelecido para adequação dos estabelecimentos.

Vacinação adiada: prevista para este sábado, 22, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a pólio foi transferida para o dia 19 de setembro devido à gripe suína. O adiamento foi mais uma estratégia do Ministério da Saúde para conter o avanço da doença e não superlotar os postos e unidades de saúde. A medida não comprometerá a saúde das crianças e o efeito protetor da vacina aplicada na 1ª etapa da campanha, ocorrida em junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade