Gripe suína: secretário estadual de Saúde vem à cidade segunda

segunda-feira, 10 de agosto de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A gripe suína vem se propagando em Nova Friburgo, conforme apontam os últimos boletins de informação epidemiológica sobre a doença provocada pelo vírus H1N1. Até o fechamento desta edição, os dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Fundação Municipal de Saúde (FMS) davam conta de 34 casos suspeitos no município, aguardando a confirmação laboratorial da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Diante das estatísticas da doença, o secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, estará na cidade nesta segunda-feira, 10, tendo como principal compromisso uma palestra para médicos e profissionais de saúde no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O evento está previsto para as 15h e objetiva fornecer detalhes sobre os procedimentos que vêm sendo adotados pelo governo do estado e pelas autoridades de saúde no combate à nova gripe.

A visita de Sérgio Côrtes ao município vem se somar a outras ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Saúde no esclarecimento e combate à gripe, entre as quais se destaca o Disque-Gripe, que tira dúvidas da população através do número 0800-28-10-100. A ligação é gratuita e o serviço funciona das 6h às 23h30. Outra iniciativa importante lançada recentemente com informações sobre a doença é o site www.riocontragripea.rj.gov.br.

Por ser provocada por um vírus novo, geneticamente diferente de outros tipos, ainda há muito temor e desconhecimento acerca da gripe suína. O aumento do número de casos suspeitos em Nova Friburgo vem deixando especialistas e comunidade em alerta. Isso porque, indica que a transmissão do vírus influenza A H1N1 já esteja ocorrendo de forma sustentada no município, ou seja, de pessoa para pessoa (autóctone).

Distribuição do antiviral concentrada no 6º GBM

Desde o último sábado, 1º de agosto, o 6º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) está realizando a distribuição do medicamento antiviral indicado para o tratamento da nova gripe, conforme medida da Secretaria Estadual de Saúde. Produzido pelo laboratório da Fundação Oswaldo Cruz, o remédio Oseltamivir Fosfato tem o mesmo princípio ativo do Tamiflu, do laboratório francês Roche, que teve a venda suspensa nas farmácias por determinação do Ministério da Saúde, para evitar o uso indiscriminado.

A distribuição do antiviral pelo 6º GBM está sendo feita somente mediante apresentação de receita médica e de formulário padrão da Secretaria de Saúde devidamente preenchido pelo médico, que deve retirá-lo pela internet (www.saúde.rj.gov.br). “É importante frisar que não é necessário que o receituário seja prescrito por um médico do SUS. Estamos aceitando receitas de médicos particulares, desde que acompanhadas do formulário preenchido com os dados do paciente”, explica o comandante do 6º GBM, tenente-coronel João Paulo Mori.

Segundo o comandante, cerca de 70 cartelas (com dez comprimidos cada) do antiviral já foram distribuídas à comunidade, de um total das 275 enviadas ao município. A entrega do medicamento está sendo feita pela equipe de enfermagem do Grupamento de Socorro Especial, devidamente protegida por máscaras cirúrgicas. Um esquema especial de plantão foi montado para a distribuição do remédio, que está sendo feita 24 horas numa guarita na entrada do quartel, que fica na Praça da Bandeira 1.027, bairro Vila Nova.

Perguntas e respostas acerca da doença

As recomendações do Ministério da Saúde para se prevenir contra a gripe suína vêm sendo amplamente divulgadas à população, através de campanhas e serviços de informação como o Disque Saúde (0800 61 1997). Apesar disso, muita gente ainda tem dúvidas quanto às formas de disseminação da doença, transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou secreções respiratórias de infectados. Confira a seguir as principais perguntas e respostas para manter-se longe da nova gripe.

Quais os principais sintomas da nova gripe?

Febre repentina, acima de 38º C, e tosse, que pode estar acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações ou dificuldade respiratória.

Como se prevenir contra o vírus H1N1?

- Lavar sempre as mãos com água e sabão, principalmente após espirrar, tossir ou manusear objetos de uso coletivo;

- Evitar levar as mãos à boca, ao nariz e aos olhos;

- Evitar tocar em objetos manuseados por muitas pessoas, como maçanetas, corrimões e telefones públicos;

- Cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir;

- Evitar ambientes fechados, sem ventilação ou com aglomeração de pessoas;

- Evitar manter contato com pessoas doentes;

- Usar lenços descartáveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade