Gripe: sobra de estoque para vacinação ampla e geral chega ao fim

Prioridade da imunização agora é a segunda dose das crianças de até 5 anos
sexta-feira, 13 de julho de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Gripe: sobra de estoque para vacinação ampla e geral chega ao fim

Nova Friburgo encerrou a vacinação contra a gripe, que combate os três subtipos da doença que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. Agora a imunização será feita apenas nas crianças até 5 anos, que já estão agendadas para receber a segunda dose. Depois de várias prorrogações e de seguir a orientação do Ministério da Saúde de liberar as doses que restaram do estoque disponibilizado para a 20ª Campanha Nacional para a população geral, as vacinas estão esgotadas nos postos de saúde.

Como não há reposição, por se tratar de um medicamento adquirido e distribuído pelo Ministério em quantidade definida para atender a um público-alvo específico, com o fim do estoque, não está mais sendo feita a imunização pela Secretaria de Saúde. Inclusive nos postos de saúde foram afixados cartazes informando o encerramento e a prioridade das crianças. Essa segunda dose é a única exceção, uma vez que já consta no procedimento de aplicação, sendo reservada a vacina.

“Quando a criança vai à uma unidade de saúde tomar a vacina pela primeira vez, os pais devem contar 30 dias e retornar com ela para tomar a segunda dose. É uma obrigação de cada município guardar essa segunda dose dentro do quantitativo total recebido de vacina, pois o Estado não envia vacina separada especificamente para esse procedimento. Por este motivo, só está sendo aplicada a vacina para as crianças que tomaram a primeira dose e saíram com o agendamento para a segunda”, respondeu a Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda de acordo com a Secretaria, nestes casos a vacina está sendo liberada semanalmente para as unidades de saúde, conforme a demanda. A procura pela segunda dose está acontecendo de acordo com o agendamento e, como se faz necessário o intervalo de um mês entre as doses, ainda são aguardadas várias crianças para receberem a imunização.

A liberação da vacina para a população geral acontece em função do não comparecimento das pessoas incluídas nos grupos prioritários durante o período da campanha. No caso de Nova Friburgo, que atingiu 95% do público-alvo, onde estão incluídos idosos, mulheres até 45 dias após o parto, doentes crônicos com autorização médica e profissionais de saúde, e 75% do grupo composto por gestantes e crianças até cinco anos, a quantidade de vacinas que restou em estoque não era tão grande para manter uma rotina duradoura de imunização.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: gripe
Publicidade