Arquivo de Notícias
Greve nacional dos caminhoneiros já provoca primeiros efeitos no município
sexta-feira, 05 de julho de 2013
por Jornal A Voz da Serra
A greve nacional dos caminhoneiros, deflagrada na segunda-feira, 1º, começa a provocar os primeiros efeitos em Nova Friburgo. O bloqueio de diversas estradas brasileiras, por enquanto, tem causado pequenos atrasos na chegada e entrega de produtos, sem ainda comprometer o desabastecimento em setores vitais da economia friburguense.
Porém, empresários friburguenses estão preocupados com a hipótese das manifestações se prolongarem, o que, segundo eles, poderá afetar drasticamente a entrega de produtos essenciais, principalmente alimentos de primeira necessidade, cuja origem está em regiões mais distantes do país.
Transportadoras friburguenses que atendem todo o país informaram que algumas de suas carretas chegaram a ficar bloqueadas nas barreiras dos manifestantes em diversas estradas. Embora tenham ocorrido atrasos para levar e trazer encomendas, nenhum fato mais grave foi registrado.
Empresas de transporte terceirizado que abastecem as principais lojas de departamentos de Nova Friburgo informaram que, por enquanto, a entrega de produtos nas lojas e diretamente aos consumidores não foi afetada porque não há nenhuma barreira dos manifestantes entre os depósitos localizados no Rio e na Baixada Fluminense que atendem o Centro-Norte fluminense. Os caminhoneiros que fazem as entregas, entretanto, alertam que os depósitos não estão sendo reabastecidos por conta da greve nacional, o que, no entendimento deles, poderá provocar eventuais problemas de desabastecimento.
A mesma situação pode ser verificada em relação ao abastecimento de combustíveis nos postos da Região Serrana. Por enquanto não há problemas de retirada de gasolina e óleo diesel na Baixada Fluminense para o abastecimento em Nova Friburgo e região. Contudo, existe uma preocupação com a possibilidade de eventual bloqueio de rodovias federais no entorno do Rio de Janeiro, o que afetaria diretamente o transporte de produtos para a Região Serrana, onde os postos de combustíveis, por não terem grande capacidade de armazenamento, são abastecidos várias vezes durante a semana.
Manifesto em favor dos animais será entregue hoje ao prefeito
Um manifesto com aproximadamente três mil assinaturas — recolhidas nas três últimas semanas nas ruas do município — será entregue na tarde de hoje, 5, ao prefeito Rogério Cabral cobrando atenção do poder público no sentido de minimizar o problema de animais abandonados em Nova Friburgo. A entrega do abaixo-assinado será feita por representantes de entidades que cuidam de animais e o vereador Cláudio Damião (PT), às 15h30, no gabinete do prefeito.
Apresentada e votada pela Câmara e sancionada em 2012, a Lei de Controle de Zoonoses, de autoria do vereador Cláudio Damião — que prevê a castração de animais pela Prefeitura — não está sendo cumprida. A lei determinando que o município realize a esterilização cirúrgica gratuita de caninos, felinos e equinos para minimizar o abandono de animais foi questionada judicialmente no ano passado pelo ex-prefeito Sérgio Xavier.
Damião destacou a importância do cumprimento da lei por entender "que zelar pelos animais é um dever de todos e, além disso, um assunto de saúde pública”. O vereador é também autor do projeto de criação do Conselho Municipal de Proteção Animal.
No último dia 28 a Câmara realizou audiência pública para tratar de assuntos relacionados aos diretos e proteção dos animais. "Através de uma parceria com diversos cuidadores, grupos de proteção e ONGs, elaboramos um manifesto solicitando atenção do Executivo municipal para esta causa, com algumas reivindicações, como o cumprimento imediato da Lei Municipal 4.099 (lei de castração) e a criação do Conselho Municipal de Proteção Animal”, destacou o vereador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário