O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Monnerat (Gresum) está em contagem regressiva e em ritmo acelerado em seu barracão para conseguir cumprir em tempo hábil com a programação do seu desfile, que acontece neste domingo, 14, a partir das 21h. É o que garante o carnavalesco da escola, Carlos Lúcio, que ao lado de sua esposa e presidente da agremiação, Santinha, fala sobre a proposta da Gresum para este ano. “Tão logo a Prefeitura de Duas Barras liberou os recursos para a realização do Carnaval procurei agilizar os preparativos, para que não ficasse tudo para a última hora. Enquanto a Santinha cuidava das fantasias e adereços no barracão improvisado, que funciona em nossa própria casa, eu e minha equipe cuidávamos da preparação dos carros alegóricos. A ideia é que tudo aconteça dentro do cronograma planejado com bastante antecedência, mas sem deixar de lado a segurança e o bom gosto, preservando o verdadeiro espírito da escola, que completa 18 anos de existência. Continuamos com a mesma preocupação de homenagear as pessoas que fizeram e fazem alguma coisa por nossa comunidade enquanto elas estão vivas e podem aproveitar a homenagem. Apesar de procurarmos não envolver a nossa escola com a política partidária, aproveito esta oportunidade para agradecer o apoio, carinho e o respeito por parte do prefeito Antônio Carlos e do vice Kinka, que têm tido toda a atenção com a escola. O mais é desejar um carnaval de paz e alegria para todos”, disse.
O tema proposto pela escola é Tributo, honra e glória, nosso povo, nossa história, que homenageia aqueles que contribuíram e continuam contribuindo para o desenvolvimento do município em vários segmentos, como no caso do poeta Farid Habib e do senhor Antônio Ferreira, que muito vêm contribuindo para o Carnaval do município com o tradicional Bloco da Mulinha. Será um desfile histórico para a escola, que se prepara para a eleição de sua nova diretoria em abril de 2011.
A escola, que representa com orgulho o nosso segundo distrito e está aberta a todos aqueles que amam Duas Barras, se apresenta este ano com oito carros alegóricos, 12 alas, três casais de mestres-salas e porta-bandeiras, uma comissão de frente surpresa, uma ala com 20 baianas e 42 destaques distribuídos nos carros alegóricos. O lançamento do samba-enredo, de autoria de Gláucio e Batista, e que tem como intérprete Rodrigo, aconteceu durante a inauguração da nova Praça de Monnerat e contou com a participação de grande número de pessoas e lideranças da comunidade. O samba já está gravado e os CDs foram distribuídos para que todos possam aprender a letra e cantar no dia do desfile.
Samba-enredo da Gresum
Carnaval 2010
Morar nessa cidade dá prazer...
Há cento e dezoito anos tudo veio acontecer.
Porque... Nossa gente é guerreira,
Gente tão brasileira, gente de Monnerat...
E amar, nossa terra é tão lindo.
E viver, nesse sonho imortal. - BIS -
Contemplar toda a nossa alegria,
A verde e branco é a Gresum no Carnaval.
Que coisa linda essa fusão (lalaiá...)
Dois belos rios fez brotar (lalaiá...)
Uma cidade, uma Nação.
Que o coração me faz amar!
E o trem que vinha pra estação,
Grandes lembranças vai deixar,
Dando passagem,
Para o progresso avançar.
Nossa Casa de Cultura,
A perfeição no futebol.
Holofote, Vargem Grande
Nossa produção rural.
Tem encontro de folias,
E bloco de Antônio Ferreira.
Vem conhecer a nossa gente hospitaleira.
“Ra-ta-tá, tum, tum, tum,
Farid Habib fez provar.
Ra-ta-tá, tum, tum, tum...
Que a poesia está no ar! - BIS -
Ra-ta-tá, tum, tum, tum...
O nosso hino é a emoção.
Com a Gresum
Batendo na palma da mão!”
Deixe o seu comentário