Ontem, 10, pela manhã, a Praça das Colônias tornou-se um cadinho mais portuguesa. Pelo menos é assim que o prefeito Heródoto Bento de Mello se referiu à importância dos lusitanos, durante a cerimônia de hasteamento de bandeiras que ocorreu em comemoração ao Dia Nacional de Portugal, comemorado por colônias do mundo inteiro. “Somos um grande cadinho, somos uma cidade de acolhidos, todos filhos de outras nações. Além disso, precisamos amar Portugal, porque antes de sermos suíços, somos frutos de um decreto do imperador D. João VI, rei de Portugal”, disse o prefeito.
O vice-cônsul honorário de Portugal, Manoel Falcão, também fez questão de ressaltar a importância de seu país para a expansão cultural nos últimos quinhentos anos. E como na mesma data era comemorado o Dia de Camões, foi com versos do poeta português que o vice-cônsul ressaltou essa importância. “E se mais mundo houver lá chegará”, citou.
No mesmo tom, o presidente do Grêmio Português, Giovanni Babo Cariello, disse que Portugal havia iniciado o processo de globalização com as navegações e enalteceu a oportunidade de poder celebrar a cultura portuguesa, “principalmente em um momento em que a cultura é tão valorizada”, agradecendo ao prefeito Heródoto Bento de Mello, “um líder que soube reunir líderes ao seu redor”.
Comemorações prosseguem até domingo na Praça das Colônias
As comemorações pelo Dia Nacional de Portugal prosseguem até domingo, 14, na Praça das Colônias, com uma programação especial. Arte, gastronomia, dança e música típica são as atrações do evento que é uma ótima opção cultural para este fim de semana prolongado. Em um ambiente descontraído e alegre, os vistantes poderão fazer uma verdadeira viagem aos sabores e belezas de Portugal.
Um dos destaques da programação é a culinária típica que estará a cargo do Restaurante Excalibur e promete agradar em cheio os amantes da boa cozinha. O espaço estará funcionando a partir das 11h nesta quinta, sábado e domingo. Na sexta, 12, o serviço estará aberto a partir das 19h, quando haverá também apresentação de dança de salão.
Neste feriado de Corpus Christi, o evento será aberto com uma oficina de artes que será promovida às 10h e às 15h. Às 16h haverá concerto da Banda Euterpe Friburguense, seguido de apresentação do Coral do Grêmio Português (18h) e das Seresteiras de Friburgo (19h). Ritmo genuinamente português, o fado é outra atração da programação, que contará com uma apresentação da fadista Fátima Serafim, a partir das 20h. A noite será encerrada com a dupla Ivan Deolindo e Adriana Novaes, que interpretará sucessos da MPB.
O evento prossegue neste sábado, 13, com várias atrações que vão movimentar o espaço a partir das 10h e serão encerradas novamente com a fadista Fátima Serafim e a dupla Ivan e Adriana, que se apresenta a partir das 21h. No domingo, 14, haverá exposição das oficinas e concursos, a partir das 10h, e apresentação da banda Campesina Friburguense, às 11h, encerrando em alto estilo a programação.
O presidente do Grêmio Português de Nova Friburgo, Giovanni Babo Cariello, convida toda comunidade a prestigiar a festa que tem como objetivo resgatar a cultura portuguesa e homenagear os descendentes de portugueses que residem em Nova Friburgo e colaboram para o desenvolvimento do município atuando em vários ramos profissionais.
Deixe o seu comentário