Grêmio Português homenageia o Gama e premia vencedores do V Concurso de Trovas

quarta-feira, 24 de novembro de 2010
por Dalva Ventura
Grêmio Português homenageia o Gama e premia vencedores do V Concurso de Trovas
Grêmio Português homenageia o Gama e premia vencedores do V Concurso de Trovas

O salão do Grêmio Português ficou superlotado na noite de sábado, 20. Não havia um lugar vago. O atual presidente, Giovanni Cariello, quis marcar o fim de sua gestão homenageando uma instituição da maior importância para Nova Friburgo, o Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama), do mestre Jaburu.

Paralelamente foram premiados os vencedores do V Concurso de Trovas que o Grêmio promove todos os anos, em conjunto com a União Brasileira de Trovadores (UBT), seção Nova Friburgo, como sempre enfocando temas que lembram Portugal. Este ano, os temas foram “Fado” e “Galo”, recebendo mais de cem trovas de todo o Estado.

Foram, ao todo, cinco ganhadores. Além de cinco menções especiais e honrosas em cada categoria (trovas líricas/filosóficas e trovas humorísticas), houve cinco Menções Especiais e cinco Menções Honrosas. Na primeira categoria, os vencedores foram Maria Madalena Ferreira (1º), Cyrléa Neves (2º), Joana D’Arc da Veiga (3º), Edmar Japiasseu Maia (4º) e Rodolpho Abbud (5º). Já na categoria Humor, os cinco primeiros lugares ficaram com Edmar Japiasseu Maia (1º), Elen de Novais Felix (2º), João Costa (3º), Maria Madalena Ferreira (4º) e Dilva Maria de Moraes (5º).

Jaburu agradeceu a homenagem, destacando seu carinho e admiração pelo Grêmio, que há tantos anos se preocupa em preservar a cultura lusitana na cidade. Lembrou também que quando o grupo encenou a peça Fernando Pessoa, a primeira apresentação foi feita no Grêmio Português. Da mesma forma, falou sobre seus inúmeros amigos trovadores, em especial Dilva Moraes, Rodolpho Abbud e Dirce Montechiari. Como sempre, não perdeu a oportunidade de contar seus “causos”, uma e outra piadinha e declamar alguns poemas, contribuindo para descontrair o ambiente e tornar a ocasião menos solene e formal.

Jaburu ofertou ao Grêmio uma réplica do Monumento aos Suíços, construído pelo Gama no Parque Santa Elisa, e exibiu, com orgulho, uma escultura em papier maché de D. João VI, assinada pelo artista plástico Zeppe, e que irá compor um futuro museu com personagens importantes da história de Nova Friburgo.

O evento contou ainda com apresentação da fadista Fátima Serafim e de As Seresteiras, acompanhadas pelo violão de Ivan Deolindo.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: GAMA | Jaburu
Publicidade