Grêmio Português faz 80 anos e homenageia Laercio Ventura

Evento foi marcado por muita emoção e intercâmbio cultural, com canto, dança, poesia e o anúncio de um ano inteiro de homenagens ao saudoso diretor de A VOZ DA SERRA
terça-feira, 11 de junho de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Grêmio Português faz 80 anos e homenageia Laercio Ventura
Grêmio Português faz 80 anos e homenageia Laercio Ventura

Diante de um auditório lotado, o Grêmio Português comemorou na noite de segunda-feira, 10, em sua sede, na Avenida Euterpe, o 80º aniversário de sua fundação em Nova Friburgo. A data serviu ainda para celebrar o Dia Nacional de Portugal, relembrar a data de falecimento de Luís Vaz de Camões e encerrar as atividades do ano Brasil-Portugal, agregando inúmeros significados à ocasião.

A noite começou com a convocação dos membros da mesa, composta pela presidente do Grêmio, Maria Thereza Babo Cariello; pelo músico Giovanni Bizzotto, representando a Secretaria Municipal de Cultura; pelo advogado Sávio Rodrigues, representando a vice-prefeita Grace Arruda; Gilberto Sader, representando a Associação das Colônias de Nova Friburgo (Ascofri); Adriana Ventura, diretora de A VOZ DA SERRA; Roosevelt Concy, vice-presidente cultural do Nova Friburgo Country Clube; e o vereador Alexandre Cruz, representando o Legislativo municipal. Em seguida todos escutaram os hinos nacionais de Portugal e do Brasil.

A presidente de Grêmio fez breve discurso relembrando o papel e os compromissos da instituição. "O Grêmio Português de Nova Friburgo há 80 anos vem divulgando a cultura portuguesa no Brasil. Este espaço foi testemunha de muitas decisões sociopolíticas que ajudaram no desenvolvimento desta cidade. Todos que por aqui passaram ao longo destes 80 anos traziam em seus corações a vibração da ‘terra mãe’ de suas origens. O Grêmio Português tem como missão divulgar da cultura portuguesa, mas também promover a cultura luso-brasileira”, afirmou Thereza Cariello.

Seguiu-se apresentação das crianças atendidas pelo projeto Realidade Mirim, atrelado ao Grêmio, que ensina dança, pintura e outras atividades a menores entre 5 e 14 anos de idade. No repertório, coreografia assinada pelos professores Maurício Tavares da Cruz e Thereza Lucia Bachini Ramos para a música "Banho de Lua”, na voz de Celly Campello.

Um dos pontos altos da celebração aconteceu a seguir, nascido a partir de um intercâmbio com a colônia pan-africana, representada pelo professor José Tadeu. Convidado a declamar "Poema em Linha Reta”, de Fernando Pessoa, Tadeu emprestou o conhecido vozeirão a um dos textos mais diretos no combate à hipocrisia já escritos na língua portuguesa. Em seguida foi a vez da fadista Fátima Serafim interpretar, a capella, o belo fado intitulado "Mãe Preta”, compondo um momento de reconhecimento histórico, envolto em arte da melhor qualidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

Laercio ventura, homenageado durante um ano inteiro

 

 

Foi em clima de emoção que Adriana Ventura, diretora de A VOZ DA SERRA, recebeu a homenagem prestada a seu pai, Laercio, que durante quatro décadas esteve à frente do jornal e manteve ao longo da vida uma longa história de colaboração para com o Grêmio.

 

 

"Todos os anos o Grêmio Português presta homenagens a um personagem que tenha sido importante para a instituição, e este ano o escolhido foi o Laercio”, explicou a presidente Thereza Cariello. "Ele foi uma pessoa muito importante em nossa história e neste de período de um ano, até o dia 10 de junho de 2014, tudo que for promovido pelo Grêmio será em nome de Laercio Rangel Ventura”, encerrou.

A cerimônia contou ainda com demonstrações de dança por parte do casal Francisco Rondon e Margareth Monteiro, além de uma apresentação do conceituado Coral do Grêmio, regido pela professora e maestrina Lanúzia Pimentel. Por fim, o empresário e representante da colônia italiana Antônio Lo Bianco emocionou a todos ao pedir a palavra, dando os parabéns ao Grêmio pelos oitenta anos de vida. Um brinde e a partilha do lindo bolo comemorativo encerraram em grande estilo uma noite de homenagens, lembranças, arte e muito significado histórico.​

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Grêmio Português | Laercio Ventura | Homenagem
Publicidade