Granja Spinelli - Obras de casas populares, enfim, são retomadas

quarta-feira, 17 de julho de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Granja Spinelli - Obras de casas populares, enfim, são retomadas
Granja Spinelli - Obras de casas populares, enfim, são retomadas

O sonho da casa própria, enfim, parece que agora está mais perto para as 54 famílias de desabrigados das chuvas de 2007. A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou a retomada das obras do conjunto habitacional no bairro Granja Spinelli e o novo prazo para entrega das chaves às famílias é daqui a cinco meses. As obras de construção das casas, de 44 metros quadrados, na Rua Alzemir Fernandes Coelho, estavam paralisadas desde o segundo semestre de 2011, após terem sido iniciadas em fevereiro daquele ano. No canteiro de obras na Granja Spinelli, as fundações foram concluídas e apenas parte das paredes dos imóveis erguidas. Com o abandono, o mato cresceu, invadindo o local, o que vinha preocupando moradores vizinhos quanto à segurança. Muitos tinham medo do conjunto habitacional ser invadido ou até mesmo vir a servir como ponto de esconderijo para criminosos ou drogas. 

De acordo com o secretário municipal de Obras de Nova Friburgo, José Augusto Spinelli, a empreiteira Terra Firme já iniciou a limpeza do canteiro de obras e construção de alojamentos para os operários da obra, obedecendo o novo cronograma estabelecido. Acredita-se que, após inaugurado, o novo conjunto habitacional abrigue aproximadamente 250 pessoas. Há cerca de três meses a equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA visitou o canteiro de obras abandonado e observou que o empreendimento, segundo a placa das obras, estava inicialmente orçado em R$ 4,7 milhões, integrando ainda o programa Resposta aos Desastres do Ministério da Integração Social. Já em outra placa da Prefeitura de Nova Friburgo constava que as novas habitações seriam parte do projeto "Construindo para os 200 anos" e que deveriam ter sido concluídas em agosto de 2011.

Moradores antigos da Granja Spinelli questionam ainda a falta de estrutura do bairro para abrigar novos moradores. Eles observam que desde as chuvas de 2011 diversos trechos das margens do principal acesso à Granja Spinelli, a Estrada Sabrina Abreu Aguilera, foram desbarrancados, oferecendo riscos a pedestres e motoristas, e até agora não foram providenciados reparos. Os moradores temem ainda que a qualidade de vida na Granja Spinelli seja também comprometida com a maior concentração de pessoas. "Precisaremos aqui de mais atenção quanto ao fornecimento de energia, água e também o tratamento de esgoto, sem contar a necessidade de mais horários de ônibus para o Centro, pois a população irá aumentar", diz uma moradora, preocupada com o abandono do bairro, que não recebeu ainda obras de contenção de encostas desde a tragédia das chuvas de 2011. Bem no centro da Granja Spinelli, uma capela católica e casas no entorno foram engolidas por um deslizamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade