Grace Arruda garante Centro de Convivência da Feliz Idade

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Grace Arruda garante Centro de Convivência da Feliz Idade
Grace Arruda garante Centro de Convivência da Feliz Idade

(SECOM) Os idosos que frequentam e participam das atividades do Centro de Convivência da Feliz Idade estavam preocupados com a notícia de que o espaço seria fechado. Em reunião com eles nesta segunda-feira, 14, no Salão Azul da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, a secretária geral de Governo e vice-prefeita, Dra. Grace Arruda, e a secretária de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho, Simone de Almeida Pinto, garantiram as atividades e afirmaram que pretendem ampliá-las durante o governo Rogério Cabral.

“Os beneficiários do Centro da Feliz Idade vinham com uma falsa notícia de que o centro fecharia. Isso não é verdade. Isso hoje foi dissipado de uma vez por todas, não vai parar o trabalho de assistência social com os idosos. Os projetos que existem ali vão continuar e outros maiores serão implementados. Inclusive com a piscina, com outras atividades, e o mais importante nisso tudo é que a população que participa de serviço foi ouvida pelo governo Rogério Cabral, pois nós nos propusemos a ouvir o povo e é isso que nós estamos fazendo aqui, abrindo essa casa que é do povo para o povo se expressar”, ressaltou Grace Arruda.

Segundo a secretária de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho, Simone de Almeida Pinto, o objetivo é ocupar todo o espaço do Clube do Xadrez, onde funciona o Centro de Referência da Feliz Idade. A secretária inclusiva já foi ao Rio de Janeiro negociar com o governador Sérgio Cabral, com o aval do prefeito para trazer programas do governo estadual.

“Nós temos a intenção de ocupar o clube como um todo e trazer o Programa Viver Melhor para o município de Nova Friburgo; ele é um programa do governo estadual que ajuda o município a custear as ações socioeducativas e de convivência para a pessoa idosa. Não existe município na Região Serrana que tenha esse programa, então estamos pedindo para Nova Friburgo e em contra partida, nós devemos oferecer o espaço do clube para as atividades. Nesse programa estão inclusos hidroginástica, dança de salão, teatro, atividades que vão agregar com atividades que eles já fazem no Centro de Convivência, com isso vamos ter uma ampliação”, disse Simone de Almeida.

Mas Simone de Almeida não pretende parar por aí. A secretária de Assistência, Desenvolvimento Social revelou que pretende trazer para Nova Friburgo um Centro de Referência para a terceira idade, que, segundo ela, irá garantir os direitos dos idosos. 

“Ao longo do governo eu pretendo trazer um Centro de Referência para pessoa idosa, o que é outra situação. Seria proteção ao idoso que sofre algum tipo de violência: família que negligencia, que usa o dinheiro da pensão todo e o idoso passa necessidade, gente que agride o idoso, os direitos que eles têm como andar de ônibus, mas os motoristas não param, com isso ele tem condição de conversar nesse centro sendo protegido e que seus direitos sejam garantidos. Ainda não temos verba para abrir esse centro, mas eu e o prefeito Rogério Cabral estamos nos organizando para reivindicar isso para o próximo orçamento do governo do estado e governo federal.”

Para Grace Arruda é muito importante integrar o idoso à sociedade, não só pelo Centro de Convivência da Feliz Idade, mas também com outros mecanismos, pois, segundo ela, muitos desses idosos agregam mais do que alguns jovens que seguem caminhos errados.

“Normalmente o idoso é uma pessoa que tem depressão, fica em casa, mas, se você dá a ele condições de se aprimorar, de estudar, de fazer cursos de artesanato, dança ou uma faculdade como tinha na Estácio de Sá a Faculdade da Feliz Idade, para ele aprender, ir se atualizando, ele é uma pessoa completamente integrada à sociedade como qualquer outro. Muito embora a força laborativa dele tenha cessado, ele tem condições de continuar ativamente na sociedade, participando como qualquer pessoa mais nova e, muitos deles têm o pensamento melhor do que muito jovem por aí que está usando droga. A maioria desses idosos que está aqui é pra frente, é mente otimista, positivista e por isso a política pública do município está integrando o idoso à sociedade.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Grace Arruda | Centro de Convivência da Feliz Idade
Publicidade