A Comunidade Evangélica Luterana de Nova Friburgo realizou um culto festivo neste domingo, 1º, para dar início às comemorações dos 185 anos da pioneira imigração alemã e luterana para o Brasil e também para dar as bênçãos ao novo governo, exatamente na data do primeiro mês de sua posse. O culto foi conduzido pelo pastor Armindo Müller e contou com a presença do prefeito Heródoto Bento de Mello, sua esposa Betty e vários integrantes do governo, além de vereadores e membros da comunidade alemã na Igreja Luterana, a primeira da América Latina, no Paissandu.
Ao fim do culto o presidente da comunidade luterana, Áureo Luiz Góes, se disse honrado e alegre com a presença das autoridades, afirmando que já era possível sentir algumas mudanças na cidade. Ele lembrou uma passagem na vida do prefeito, quando ele participou de um filme na década de 60, O reencontro, quando ele conheceu o que acontecia no mundo, as tristezas, o sofrimento e a dor do povo, pois em casa ele só conhecia o amor. Áureo Góes destacou o fato de Heródoto ser um bom administrador, um bom chefe de família, um pai presente “não só pela sua carne, pelo seu sangue, mas também pela preocupação com seus irmãos. Estamos em boas mãos”, declarou. O presidente citou um verso de J. G. de Araújo Jorge da obra Canto a Friburgo: Friburgo é o caminho a caminho do céu. Para ele, quem respeita o próximo está no caminho para encontrar com Deus e que é nesse caminho que está Heródoto Bento de Mello e nele Nova Friburgo será conduzida.
O prefeito se congratulou com os pastores e demais presentes pelos 185 anos da imigração alemã e luterana, pioneira no país, e destacou a importância da vinda dos alemães para Nova Friburgo, tornando-se grandes desenvolvedores da cidade, trazendo fábricas e deixando um patrimônio inestimável. Heródoto disse que as comemorações devem começar já e que devem alcançar o Brasil todo. “Infelizmente, não soubemos guardar essa história com o devido valor como foi feito em outros lugares. Mas ainda estamos em tempo de revigorar Nova Friburgo e reviver esses tempos históricos”, afirmou.
Heródoto também agradeceu pela cerimônia e lembrou a todos, especialmente aos companheiros de governo, que, ao passarem pela porta da igreja para receber e agradecer pelas bênçãos de Deus, todos deveriam ser guiados por Ele, pois a igreja e o governo têm um mesmo objetivo, que é o bem comum. “Ao entrar nesta igreja, firmamos este compromisso com Deus de trabalhar para o bem comum”, explicou o prefeito. “Deus nos dá essa oportunidade e devemos esquecer os interesses pessoais. Cristo não se importou com os ricos e os poderosos, só com os pobres, as prostitutas, os jogados de lado”, lembrou. Heródoto falou que ele e os integrantes do governo sairiam levando o compromisso de cada um, sua palavra, sua ética, a cada dia, em cada momento pelo bem comum da comunidade de Nova Friburgo.
Encerrando o evento, o pastor Odemir Simon, da Igreja Luterana, sucessor do pastor Armindo Müller, explicou que a participação da Igreja Luterana na política era a de sempre orar pelas autoridades, pois elas, segundo o pastor, são investidas de poder por Deus a serviço do povo.
Deixe o seu comentário