Governo quer reduzir acidentes no trânsito pela metade

Em Friburgo, números envolvendo motocicletas caiu no último semestre, mas ainda é alto
sexta-feira, 03 de agosto de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Motocicletas transitando em Friburgo (Arquivo AVS)
Motocicletas transitando em Friburgo (Arquivo AVS)

Um motociclista de 19 anos ficou gravemente ferido ao colidir contra um carro na noite da última quinta-feira, 2, na Avenida Governador Roberto Silveira, trecho da urbano da RJ-116, no distrito de Conselheiro Paulino. O acidente aconteceu, segundo o Corpo de Bombeiros, na altura do bairro Jardim Ouro Preto, por volta das 22h20, e o rapaz foi levado em estado grave para o Hospital Municipal Raul Sertã, com traumatismo craniano.

Em Nova Friburgo, o número de acidentes é alarmante, mas vêm caindo, conforme revelou A VOZ DA SERRA no mês passado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram registrados 194 ocorrências no município, no primeiro semestre deste ano. O número é 19% menor do que o registrado no mesmo período do ano anterior, quando a corporação fez 240 socorros a motociclistas.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) quer diminuir esse número a metade. Na última segunda-feira, 30, o órgão assinou com o Instituto Tellus, a minuta do acordo de cooperação técnica para implementar o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Entre as ações previstas estão o mapeamento das informações das bases de dados dos órgãos municipais, estaduais e federais, unificando-os em um sistema.

Criado em janeiro, o Pnatrans tem como objetivo reduzir em 50% os índices de mortes no trânsito no Brasil até 2028. No primeiro estágio do projeto, será feito um diagnóstico inicial da segurança viária do Brasil, com mapeamento das principais causas dos acidentes. O Instituto Tellus e a consultoria Falconi irão coletar informações e estatísticas junto aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) em nove estados e no Distrito Federal. A Ambev apoiará os trabalhos com cerca de R$ 1 milhão.

Já na etapa seguinte do Pnatrans, o mapeamento será estendido para os 16 demais estados. A partir desse diagnóstico, serão definidas e implantadas metodologias de coleta, tratamento e divulgação dos dados nacionais, além de metodologias dos desdobramentos e comunicação das metas para que, em dez anos, o índice nacional de mortes no trânsito caia 50%. Com o início das atividades, o programa espera conseguir a adesão de outras empresas engajadas na causa.

Esclarecimento

Na edição do último dia 14 de julho, A VOZ DA SERRA ilustrou sua manchete “Em seis meses, 194 acidentes com motos” com uma motocicleta com a logomarca da Moto Scala, concessionária Honda em Nova Friburgo. A empresa se queixou ao jornal, porque entendeu que a imagem vinculou o número de acidentes à marca.

Em nota, a Moto Scala informou que orienta seus clientes à condução prudente e em estrito cumprimento às normas de trânsito. A empresa oferece curso de pilotagem defensiva aos clientes, com orientações sobre a utilização de equipamentos de segurança e respeito aos limites de velocidade.

 “Não nos preocupamos apenas com a atividade-fim, mas com a conscientização e segurança de seus clientes, com o escopo de termos um trânsito harmônico entre motociclista, pedestre e motorista, a fim de que as estatísticas de acidentes diminuam e, quiçá, não existam mais em nossa cidade”, informou a Moto Scala.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: acidente
Publicidade