Nova Friburgo poderá ter um centro de pesquisas referencial no Brasil na área de saúde, uma provável parceria com a Marinha e a Fundação Instituto Oswaldo Cruz, uma das importantes instituições de saúde do país. A proposta foi feita pelo prefeito Heródoto Bento de Mello na última sexta-feira, 16, durante solenidade de posse do novo diretor do Sanatório Naval no município, capitão-de-fragata Nestor Francisco Miranda Júnior.
A ideia é estabelecer uma relação com o desenvolvimento de trabalhos da Fiocruz na cidade e dar uma função a mais ao Sanatório Naval, que completará seu primeiro centenário em agosto do próximo ano. Caso a proposta seja aceita, será feito o aproveitamento das instalações do antigo hospital daquela organização militar.
O prefeito Heródoto comentou: “Hoje estamos numa encruzilhada. Nossa cidade vem sofrendo um esvaziamento social por causa da globalização e também temos um empecilho: nossas montanhas, que antes eram fortalezas que guardavam nossa cidade, hoje são muros que cercam a possibilidade do desenvolvimento da região”.
Em seu discurso Heródoto lembrou que, em 2010, o Sanatório Naval completará cem anos em Nova Friburgo. “O sanatório sempre esteve profundamente ligado aos friburguenses e, em muitas épocas, representou um papel extremamente importante para a nossa comunidade. Além disso, durante todo esse tempo trouxe para cá muitos profissionais que acabaram se reeducando e formando um corpo clínico especial em Nova Friburgo. Penso em sugerir à Marinha do Brasil, se possível, que se associe a este movimento científico que a Fiocruz representa. Sabemos que a Marinha enfrenta problemas aqui no Sanatório Naval, mas também gostaríamos que fizesse parte de uma instituição de pesquisa localizada na cidade. Isso dará uma força para pôr o município em posição de um grande centro de pesquisa, especialmente na área da saúde”, destacou o prefeito.
Ao fim, Heródoto agradeceu à Marinha pelo que tem feito na cidade, declarando que “o Sanatório Naval tem cada vez mais a alma de Nova Friburgo”. Sobre a proposta do centro de pesquisas, o governo municipal já está providenciando correspondências ao Ministério da Defesa e ao comando geral da Marinha.
Deixe o seu comentário