(SECOM) O governo municipal, por meio da Secretaria de Agricultura em parceria com a Emater-Rio, realizou o XXI Encontro Municipal da Mulher Rural, realizado dia 17 de setembro, no Clube da Filó, Bom Pastor. Cerca de duzentas mulheres, de diversas localidades, estiveram presentes no evento, que tem o objetivo de incentivar a mulher do campo a valorizar o seu trabalho, implementar programas que as auxiliem a gerar mais renda, saúde, além de abordar temas sobre os direitos de leis que as amparem e a agroindústria.
Para o prefeito Sérgio Xavier, o Encontro Municipal da Mulher Rural representa uma oportunidade para a mulher do campo trocar experiências, falar sobre empreendedorismo, igualdade de oportunidades, autoestima e inclusão no mercado de trabalho. “É fundamental que analisemos todas as reivindicações feitas pelas participantes, isso para que não haja o êxodo rural, devido a falta de oportunidades no campo, lembrando que Nova Friburgo é uma cidade polivalente e que, da mesma forma que é líder nacional na produção de Moda Íntima, tem também uma tradição de mais de 100 anos na Indústria, além de uma notável vocação e méritos no que diz respeito à produção agrícola. Assim, precisamos trabalhar para que as lavradoras e suas famílias se sintam bem e produtivas onde vivem. Dessa forma, com o Encontro, é possível saber as reais necessidades do campo, pela ótica das produtoras rurais”, afirmou o prefeito Sérgio Xavier.
O secretário de agricultura, José Carlos Siqueira, disse que “o governo municipal tem o objetivo de unir essas mulheres, através desse encontro que é realizado há 21 anos, para que elas tomem decisões, vejam o que tem que ser mudado na agricultura familiar, que é o forte, e também em termos de melhorias para a mulher rural como aposentadoria, fundo de garantia, essas coisas que elas têm direito e, às vezes, nem sabem. Então, esse encontro tem esse sentido social e, no final, é elaborado um documento de reivindicações as serem dirigidas às autoridades, para que depois sejam tomadas as decisões”. Segundo Siqueira, a Prefeitura tem projetos para agricultura familiar e a secretaria já tem planos para serem inseridos, através desse convênio com Emater, para que seja feito um levantamento sobre essas necessidades da mulher rural e humanizar mais, porque a Secretaria de Agricultura faz muita estrada, já que essa é uma reivindicação do agricultor e, por vezes, nós esquecemos desses itens tão importantes. Esse encontro nos traz essas novas questões e nos faz pensar na agricultura como um todo”.
O engenheiro agrônomo do programa Rio Rural, Gerson Yunes, em sua palestra, apresentou às mulheres rurais as possibilidades desse programa dar apoio às famílias daqui de Nova Friburgo, tanto na agricultura, como na questão ambiental e sustentabilidade. Yunes falou, entre outras coisas, de agricultura sustentável, de suas ações e os projetos que podem beneficiá-las, como a escolha do método de plantio para aumentar a produção. Segundo Gerson, “a água precisa ter qualidade e o saneamento básico é um elemento primordial para que ela se mantenha limpa, pois o esgoto é seu maior contaminador e é importante que não seja despejado nos rios sem o tratamento adequado. Além disso, é fundamental que se preserve as nascentes com mudas de plantas nativas”, completa.
Estiveram presentes também no Encontro o extensionista da Emater-Rio, Afonso Albuquerque, a representante da Mulher Rural, Nilce Boy, e o Assistente Social , Carlos Roberto Pereira. Na platéia havia desde mulheres jovens como Tamara de Lima Nascimento, 18 anos, agricultora de Salinas, que foi ao Encontro pela primeira vez, até dona Nadir Schimidt Ouverney, 80 anos, de Boa Esperança, que trabalhou na roça por anos plantando milho, café e outros alimentos e também trabalhava como merendeira em escolas municipais de Lumiar e Boa Esperança, portanto, fazendo dupla jornada de trabalho. Gerson Yunes acrescentou que “o campo sem a mulher não significa nada e, sem ela, ele pode acabar”.
Deixe o seu comentário