Governo municipal inaugura a escola mais moderna de Nova Friburgo

quarta-feira, 10 de outubro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Governo municipal inaugura a escola mais moderna de Nova Friburgo
Governo municipal inaugura a escola mais moderna de Nova Friburgo

(SECOM) A comunidade do Tiradentes, em Amparo, está em festa. Foi reinaugurada, pelo governo municipal, na última sexta-feira, 5, a escola que dá nome à localidade. No mínimo, durante quatro anos, a Escola Municipal Tiradentes foi alvo de reclamações. Construída em 1992, as instalações nunca haviam passado por reparos ou reformas significativas, e, em 2009, segundo a direção da unidade, a situação se agravou e, até por questões de segurança dos próprios alunos, cerca dos 200 estudantes, entre três e 17 anos, foram transferidos para a Aldeia da Criança Alegre.   
Mas essa situação faz parte do passado. Atualmente, a realidade da Escola Municipal Tiradentes está transformada e é considerada a unidade de ensino mais moderna tanto da rede pública quanto particular de todo município. 
 Para o prefeito Sérgio Xavier, “é um enorme orgulho e satisfação poder entregar para a comunidade uma obra como esta. Antes era um espaço inconcebível para atividade escolar. Ver o sorriso e a satisfação no rosto destas pessoas é um prazer incalculável. Durante esta solenidade vi que recebemos muito amor e carinho pelo nosso trabalho e reconheço este ato como gratidão. Estou profundamente emocionado porque, nesta unidade escolar, percebemos o empenho e a parceria da comunidade. Lembrei ainda, que logo assim que assumi o governo, mantive cerca de 80% dos funcionários da área educacional em suas funções, e através desta inauguração, tive a certeza absoluta que essa minha atitude foi absolutamente acertada, e agora estamos inaugurando a escola mais bonita da cidade, que não deixa nada a dever para qualquer outra da rede particular de ensino”, comemorou o prefeito.      
 
Escola do Futuro
Totalmente reformada, é a primeira escola construída em Nova Friburgo com sustentabilidade, fazendo o aproveitamento da água da chuva e aquecimento solar. No entanto, as obras não param por aí, incluem ainda inúmeras outras benfeitorias que são exemplos de dignidade para toda a sociedade, como a acessibilidade para cadeirantes; piso tátil e leitores táteis nas salas de aula para deficientes visuais; sinalização para deficientes auditivos; banheiros infantis; com acessibilidade, e com chuveiros para a utilização do pessoal de apoio; calçamento do pátio com piso itertravado (por ser mais nivelado do que os pisos comuns é considerado mais seguro para as crianças). Foi construído também o muro de contenção em toda a extensão da escola; um amplo refeitório; área de serviços; cozinha; além de 10 salas de aulas convencionais; uma para educação infantil; uma sala de leitura, de informática e lixeiras seletivas. 
De acordo com Fernando Cesar Rodrigues, arquiteto da Secretaria municipal de Educação, “a Escola Municipal Tiradentes foi totalmente reconstruída, do antigo prédio só cinco salas foram reaproveitadas. É uma nova escola que levou cerca de um ano para ficar pronta e o investimento gerou em torno de um milhão e quatrocentos mil reais”, disse.

Emoção tomou conta da solenidade de reinauguração
Foi este o sentimento de todos os responsáveis pela recuperação da E. M. Tiradentes. Durante a cerimônia, houve agradecimentos de alunos como de Juliana Amorim, estudante do 8° ano, e de pais, como Jussara Coelho, que disse ser “uma verdadeira satisfação ter literalmente, uma nova escola”, afirmou.
A diretora da unidade, Janaina Rocha dos Santos Morais, relembrou junto com a comunidade que estava presente na cerimônia de como eram as antigas instalações. “Era tudo muito precário. O muro ameaçava cair, a direção da escola não possuía sala própria, os móveis eram velhos e nossas lutas e desesperos eram grandes, mas, felizmente, resultaram em vitórias. Hoje, todos nós, moradores de Amparo, agradecemos a Deus e ao prefeito Sérgio Xavier por este maravilhoso presente que nos foi dado com imenso carinho e amor”, confessou. 
A diretora agradeceu também duas especiais participações neste processo. “Além da atuação do poder público na reconstrução da unidade escolar, as participações do presidente da Associação dos Moradores, Valtair Mayer, e do Amigo da Escola, Eroildo Morais, foram fundamentais”, revelou.       
 Já o secretário de Educação, Ricardo Lengruber, disse que “em 20 anos nunca houve manutenção nem cuidados adequados com esta construção. Agora a comunidade também deve zelar por este patrimônio porque faz parte do processo educativo. Uma escola não existe para passar o tempo, é também um local onde o poder público se faz presente, por isso, espero que usem bem este espaço e tenham consciência que é de vocês também”, disse.
 A satisfação de toda a comunidade com a nova escola era visível. De acordo com Maria Ilza da Cruz, moradora do Loteamento Tiradentes, “a outra escola foi construída com um mutirão que os próprios moradores daqui fizeram. Era muitos simples, mas, eduquei meus filhos e agora educo meus netos. A nova escola está muito bonita, parece de filme americano! Mesmo se meu horário não permitisse estar aqui hoje, eu faltaria meu serviço. Não ia perder esta inauguração por nada nessa vida!”.
Ainda parte do secretariado prestigiou evento, como o secretário municipal de Ordem Urbana, Cel. Hudson de Aguiar Miranda, o secretário do Meio Ambiente, Eduardo de Vries, o secretário municipal de Assistência Social, Gilberto Souza, Turismo, Bianca Tempone Felga de Morais, Esportes, Renato Satyro e Comunicação Social Janayna Saade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade