Governo municipal cria comissão para a integração plena dos ônibus

Grupo será coordenado pela Secretaria municipal de Ordem e Mobilidade Urbana
terça-feira, 03 de janeiro de 2017
por Ana Borges
(Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
(Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

Na segunda-feira, dia 2, o prefeito Renato Bravo publicou portaria criando a Comissão Reguladora de Implantação de Integração Plena do Transporte Coletivo Municipal, sob coordenação da Secretaria municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), constituída pela Secretaria municipal de Governo e Procuradoria Geral. Mobilidade urbana e transporte foram duas das principais promessas da campanha de Bravo.  

Segundo a publicação, “a comissão deverá proceder estudo e apresentação de relatório de como viabilizar a Implantação da Integração Plena, objetivando a satisfação dos interesses comuns dos cidadãos, bem como proporcionar à população amplo deslocamento, mobilidade e segurança mediante o serviço adequado”.

Ainda de acordo com o texto, a designação dos membros da Comissão será feita por portaria, sem ônus para o município e sem prejuízo de seus vencimentos, demais vantagens e atribuições. Enquanto aguardamos o desenvolvimento da fase preparatória da comissão que fará a elaboração do relatório encomendado pelo prefeito, A VOZ DA SERRA apresenta um resumo das reportagens publicadas ao longo do ano passado, de janeiro a dezembro.  

Retrospectiva do transporte coletivo público e rodoviária

Em 19 de janeiro do ano passado, A VOZ DA SERRA publicou: “A integração de passageiros em mais de uma linha dos ônibus municipais‭ ‬com o pagamento de uma só passagem‭ ‬será realizada‭ ‬a partir do mês que vem‭ ‬exclusivamente‭ ‬com‭ ‬o cartão Riocard,‭ ‬anunciou‭ ‬ontem,‭ ‬18,‭ ‬o prefeito Rogério Cabral.‭ ‬No dia‭ ‬5‭ ‬de‭ ‬fevereiro,‭ ‬a‭ ‬terminal‭ ‬rodoviário César Guinle,‭ ‬na Praça Getúlio Vargas,‭ ‬no‭ ‬Centro,‭ ‬será fechado e cercado com tapumes para reformas na área interna e também para obras de adequação da área externa para o novo ponto de parada dos coletivos.‭ ‬Quando estiver pronto,‭ ‬o espaço não terá mais roletas.‭

“Hoje,‭ ‬os ônibus entram na rodoviária e depois precisam dar ré para sair de lá.‭ ‬Após as obras na área externa,‭ ‬os coletivos irão‭ ‬parar‭ ‬para embarque e desembarque‭ ‬no novo ponto,‭ ‬e seguirão‭ ‬para os seus destinos em fluxo contínuo.‭ ‬Os ônibus deverão ficar pouco tempo parados‭ ‬ali.‭ ‬Como isso,‭ ‬melhoramos o trânsito na Rua Sete de Setembro,‭ ‬que é o principal gargalo no centro da cidade‭”‬,‭ ‬previu Rogério.

‬O interior do terminal será reformado pela‭ ‬empresa de ônibus‭ ‬Faol.‭ ‬Serão retiradas as grades e as catracas.‭ ‬O piso‭ ‬ também‭ ‬será trocado pela empresa.‭ ‬Segundo o prefeito,‭ ‬a‭ ‬Faol também fará‭ ‬a‭ ‬limpeza do teto e a pintura das paredes que estão pichadas.‭ ‬Os banheiros serão reformados.‭ “‬Tudo isso está previsto no contrato de concessão do serviço de transporte público.‭ ‬O objetivo é dar mais conforto para os passageiros‭”‬,‭ ‬disse Rogério.‭ ‬Alguns pontos de ônibus na cidade também serão reformados.‭

Integração pelo cartão

‭Amanhã,‭ ‬20,‭ ‬a‭ ‬Riocard inicia uma campanha na mídia local e nas ruas de Nova Friburgo para orientar os passageiros sobre a implantação do sistema de‭ ‬integração‭ ‬nos ônibus‭ ‬exclusivamente pelo cartão.‭ ‬Com isso,‭ ‬a integração poderá ser‭ ‬feita em qualquer ponto de‭ ‬parada dos ônibus no município.‭ ‬A coordenadora de marketing da‭ ‬Riocard,‭ ‬Melissa Sartori,‭ ‬disse que a medida contribuirá com a transparência nas contas do transporte público no município.‭

A Riocard também informou que está credenciando pontos comerciais para venda de recarga de créditos para o cartão na cidade.‭ “‬Os proprietários de bancas de jornal,‭ ‬farmácias ou qualquer comércio varejista que tiver‭ ‬interesse em‭ ‬disponibilizar o serviço de‭ ‬recarga pode nos procurar‭”‬,‭ ‬informou Melissa Sartori.

Promessa de agilidade

Em 11 de fevereiro, publicamos: P‬romessa de maior agilidade e economia para os passageiros,‭ ‬o recém-implantado sistema de integração dos ônibus urbanos com o cartão Riocard tem gerado muitas dúvidas entre os usuários.‭ ‬Nos últimos dias a redação de A VOZ DA SERRA‭ ‬vem recebendo relatos de usuários que‭ ‬afirmaram‭ ‬não‭ ‬ter conseguido fazer a integração com o cartão.‭  

De acordo com um destes usuários,‭ ‬para‭ ‬ir de Furnas‭ ‬ao Alto do Floresta‭ ‬sem sair do distrito de Conselheiro Paulino‭ ‬foi preciso pagar‭ ‬duas passagens.‭ ‬Isso porque o sistema RioCard,‭ ‬de acordo com a Cartilha do Usuário da Faol,‭ ‬não libera a integração entre‭ algumas ‬localidades de uma mesma região.‭ ‬

Se antes o passageiro podia‭ ‬sair de Furnas,‭ ‬ir até o Centro,‭ ‬desembarcar na rodoviária e‭ ‬embarcar em outro ônibus,‭ ‬rumo ao Alto do Floresta,‭ ‬hoje não é mais possível com o pagamento de uma só tarifa.‭ ‬Neste caso,‭ ‬o morador de Furnas deve‭ ‬saltar‭ ‬na Avenida Roberto Silveira,‭ ‬no ponto em frente a Faol,‭ ‬e ir a pé até o‭ ‬Floresta ou desembolsar mais R$‭ ‬3,30,‭ ‬atual valor da passagem,‭ ‬para embarcar em outra condução.‭

Mesmo com a integração pelo sistema RioCard funcionando desde‭ ‬2012,‭ ‬muitos passageiros utilizavam a rodoviária urbana para‭ ‬trocar de linhas‭ ‬pagando‭ ‬uma só‭ ‬ passagem.‭ ‬É o que conta a professora Danielle Vogas,‭ ‬33‭ ‬anos.‭ “‬Moro em Riograndina e tenho familiares em Furnas.‭ ‬Sempre ia ao Centro‭ (‬rodoviária‭) ‬para fazer a integração.‭ ‬Achei que o cartão facilitaria minha vida pois,‭ ‬achei que poderia descer em qualquer ponto da Avenida Roberto Silveira e pegar‭ ‬a linha de‭ ‬Furnas,‭ ‬mas ficou pior.‭ ‬Fui tentar fazer isso e descobri que não é possível.‭ ‬Paguei duas passagens‭”‬,‭ ‬reclamou.

Procurado pela equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA na tarde da última quarta-feira,‭ ‬10,‭ ‬o coordenador operacional da‭ ‬ empresa‭ ‬Faol,‭ ‬Armando Lopes,‭ ‬explicou que‭ “‬a integração considera grupos de linhas determinados pelo sistema.‭ ‬O modelo implantado na cidade foi estudado cuidadosamente e feito a partir da demanda de cada local‭”‬,‭ ‬pontuou.‭

Reabertura da rodoviária

Mais de três meses após seu fechamento, a rodoviária urbana da Praça Getúlio Vargas reabre às 6h desta quinta-feira, 19 [maio de 2016], com uma série de modificações no sistema de embarque e desembarque de passageiros. A principal delas é o livre acesso dos usuários, já que o espaço não conta mais com grades e catracas, retiradas durante as obras de revitalização iniciadas em fevereiro.

A exemplo dos demais pontos de ônibus do município, a integração pode ser feita através do cartão Riocard, que permite o embarque em mais de uma condução dentro do prazo máximo de duas horas com a cobrança de uma só passagem. Quem optar por pagar a passagem em dinheiro pode embarcar normalmente nos coletivos que vão estacionar na nova rodoviária.

A substituição das plataformas de ônibus no formato espinha de peixe por amplos calçadões nos lados sul e norte foi outra alteração realizada no projeto original. Em cada lado, há um ponto de parada que comporta até quatro coletivos simultaneamente. Segundo a Smomu, o novo sistema visa agilizar o fluxo dos ônibus, que não precisam mais dar ré ao sair do terminal, estacionando em uma fila contínua.

Movimentação diferente

Nesta segunda-feira, 12 [dezembro de 2016], quem precisou utilizar o transporte público em Nova Friburgo deve ter reparado uma movimentação diferente, pelo menos durante o embarque de passageiros. Isso porque passou a valer uma nova regra que obriga que todos os usuários dos ônibus municipais a passar pela roleta no momento do embarque — inclusive aqueles que possuem direito à gratuidade (idosos a partir de 60 anos, estudantes da rede pública, portadores de necessidades especiais e seus acompanhantes devidamente cadastrados).  

A empresa Friburgo Auto Ônibus (Faol) anunciou a mudança na última quinta-feira, 8, através de cartazes colados nos pontos de ônibus no centro da cidade, na Estação Livre (antiga rodoviária urbana) e nos próprios coletivos. Nesta segunda-feira, 12, os passageiros que não possuíam o cartão Riocard tiveram que apresentar ao motorista ou cobrador do coletivo documento de identidade comprovando o direito ao benefício para poder embarcar. A planilha preenchida pelos funcionários exigia a anotação de dados como nome e número do documento de identidade do passageiro. Apesar de ter sido comunicada na última semana, a medida gerou diversas reclamações de usuários e uma enorme fila em frente à loja da Riocard, no Centro, ao longo de todo o dia.

“Andar de ônibus hoje foi uma confusão. Como o que uso para vir ao Centro não tem cobrador, o motorista precisou receber o dinheiro dos passageiros que entravam e ainda parar para anotar as informações dos idosos que não tinham Riocard. Saí de casa às 8h45 e só cheguei no centro da cidade pra lá das 10h”, contou a aposentada Neide Carreiro, moradora de Janela das Andorinhas. “Essa burocracia atrasa a vida de quem tem horário. O motorista tem que ficar fazendo dois serviços, coitado! Podiam, pelo menos, colocar um cobrador para ajudar”, acrescentou Maria de Lurdes Evaristo, moradora da mesma localidade.

De acordo com o coordenador operacional da Faol, Josimar Tardim, a medida foi tomada para dar mais segurança aos passageiros e evitar possíveis fraudes em documentos. “Os passageiros continuam tendo direito à gratuidade, quanto a isso nada mudou. A nova regra foi adotada para que, além de termos um controle mais preciso sobre o acesso de usuários ao ônibus, todos possam ter segurança e as fraudes na gratuidade sejam sanadas. O primeiro dia de mudanças costuma ser um pouco confuso para os passageiros, mas é apenas uma questão de adaptação”, afirmou Josimar.

(Colaboraram Alerrandre Barros e Dayane Emrich.)

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