(SECOM) O governo municipal por meio da Área Técnica de Hipertensão e Diabetes, setor subordinado à Gerência de Atenção Integral à Saúde, da Fundação Municipal de Saúde, realiza entre os dias 7 e 14 de novembro a Semana Mundial do Diabetes. Para marcar a data, a FMS promove ações em diversas unidades de saúde da cidade. Essas atividades têm por objetivo chamar atenção de todos para a importância do controle da doença e diminuição de suas comorbidades.
A programação do dia 13, terça-feira, das 9h30 às 15h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, inclui inúmeras ações gratuitas para a população, todas promovidas pela Fundação de Saúde, como: orientação sobre controle da alimentação e a prática de atividades físicas, capazes de prevenir e controlar o diabetes tipo 2, responsável por mais de 90% dos casos da doença e o único tipo que pode ser evitado; unidade móvel com dentistas fazendo demonstrações individuais de escovação e orientações sobre a importância da higiene bucal e prevenção do câncer de boca em adultos; teste de glicose; aferição da pressão arterial; e sorteio de kits para monitorização da glicemia.
Números da Federação Internacional de Diabetes (IDF) e do Ministério da Saúde
Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), em todo o mundo, mais de 300 milhões de pessoas têm a doença e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. Já no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 6% da população a partir dos 18 anos têm diabetes tipo 2, o que equivale a 7,6 milhões de pessoas. E aparecem 500 novos casos por dia. O diabetes tipo 1 e 2, juntos, atingem 10 milhões de pessoas.
A coordenadora da Área Técnica de Hipertensão e Diabetes, Viviane Medeiros, solicita que durante os três dias de atividades as pessoas que a elas comparecerem usem alguma peça de roupa na cor azul, porque segundo a IDF e a OMS, esta cor estará representando o céu que une todas as nações e a comunidade internacional do diabetes.
Deixe o seu comentário