Governo estadual cede e discussão sobre casa de custódia fica para ano que vem

sexta-feira, 30 de abril de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Governo estadual cede e discussão sobre casa de custódia fica para ano que vem
Governo estadual cede e discussão sobre casa de custódia fica para ano que vem

Os deputados estaduais Rogério Cabral e Olney Botelho e dez vereadores – Sérgio Xavier, Marcelo Verly, Jorge Carvalho, Cláudio Damião, Pierre Moraes, Luciano Faria, Renato Abi-Râmia, Manoel Martins, Reinaldo Rodrigues e Edson Flávio – foram recebidos em audiência esta semana pelo vice-governador Luiz Fernando Pezão, no Rio. A comitiva friburguense saiu da reunião com uma certeza: o governo estadual sentiu a pressão política e, pelo menos até o momento, desistiu de impor a construção de uma casa de custódia no município. O assunto só voltará a ser discutido em 2011.

“O governo (Sérgio Cabral) não impôs nada até agora e não faria isso agora”, disse Pezão e em nome do governador Sérgio Cabral, aceitou a reivindicação dos políticos friburguenses de transferir a discussão para um outro momento mais adiante, já com a proposta mais amadurecida entre a comunidade.

Na verdade, a implantação da casa de custódia vinha dividindo a cidade, com uns favoráveis e outros, contra. A OAB local levantou a bandeira da casa de custódia alegando as condições sub-humanas da carceragem da 151ª DP, na Vila Amélia. O movimento intitulado Presídio, não, rechaçou a ideia, lançando, inclusive, uma campanha publicitária contra o projeto do governo estadual. O Conseg (Conselho de Segurança) aderiu recentemente ao movimento popular. Nem a sugestão de construir a casa de custódia onde está a carceragem da Delegacia de Polícia, com capacidade menor de atender custodiados, avançou.

Neste momento, a única coisa certa é que o assunto ficará mesmo para o ano que vem. E, com certeza, o barril de pólvora da DP também.

VER COLUNA COMPLETA EM BASTIDORES DA POLÍTICA

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade