Será lançado edital no próximo dia 18 para selecionar 60 projetos esportivos no interior, que serão financiados com recursos da Lei Pelé (Lei Federal nº 9.615/1998) em valores de até R$ 100 mil para cada iniciativa. O objetivo da chamada pública — promovida pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude — é fomentar a prática de atividades relativas ao esporte educacional, a realização de jogos escolares de esportes olímpicos e paralímpicos, de campeonatos estaduais e municipais, além de apoiar a prática desportiva para pessoas portadoras de deficiência e contribuir para a construção, ampliação e recuperação de instalações esportivas.
No total serão disponibilizados R$ 6 milhões para a iniciativa — sendo que 50% do orçamento serão destinados a projetos apresentados por municípios, 25% para programas de federações e ligas municipais e os outros 25% para clubes recreativos.
Para participar do edital os interessados deverão ter cadastro e habilitação no Sistema de Convênio do Estado do Rio de Janeiro (Converj). Uma comissão especial da Secretaria Estadual de Esportes fará a avaliação dos projetos. Serão levados em consideração critérios a serem definidos no edital, incluindo, dentre outros, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ou Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município onde será executado o projeto e a abrangência integral ou parcial para crianças e adolescentes moradores de comunidades em vulnerabilidade social.
Deixe o seu comentário