Cinquenta projetos desenvolvidos na primeira fase do programa Startup Rio — os chamados negócios nascentes de base tecnológica — foram apresentados a potenciais parceiros da iniciativa privada, na última terça-feira, 18, durante o Demo Day Startup Rio 2015. Os empreendedores, que receberam do governo do estado bolsas individuais no valor de R$ 100 mil, tiveram um ano para transformar suas ideias em produtos e serviços competitivos na incubadora coordenada pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Um novo ciclo do programa — com aporte de R$ 5 milhões — terá início, em breve, em parceria com a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio (Faperj). “A primeira turma foi um sucesso. Estamos aproximando jovens empreendedores de importantes investidores. Um novo edital será publicado, em poucas semanas. Em seguida, abrimos inscrições em um segundo ciclo do programa. Serão contemplados mais 50 projetos”, antecipou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.
A primeira turma do Startup Rio recebeu suporte técnico de especialistas da Google, Microsoft, Amazon, EMC e Oi. Todas as companhias envolvidas no programa ministraram treinamentos e ofereceram uma série de serviços gratuitos para as startups selecionadas, como armazenamento em nuvem e serviços web.
Incubadora de negócios
O imóvel que já abrigou a faculdade de Direito da Uerj e sediou a União Nacional dos Estudantes (UNE), na Rua do Catete, foi o local escolhido pelo governo do estado para servir de espaço para o ambiente de troca de ideias e de transmissão de conhecimento na área de tecnologia digital do programa Startup Rio.
“A incubadora é um espaço em construção permanente. Estamos levando outras iniciativas para o local na área de inovação em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura. Queremos fomentar cada vez mais a criatividade e o talento dos empreendedores fluminenses”, complementou Tutuca.
Deixe o seu comentário