O governo federal disponibilizou na última semana, as doses da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) para este ano. Esta remessa, entretanto, é destinada exclusivamente a meninos entre 12 e 13 anos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para garotos em programas nacionais de imunizações.
O objetivo é atingir, ao menos, 3,6 milhões do público-alvo em 2017. Além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/Aids, que também passarão a receber as doses. Para atender toda a demanda, o Ministério da Saúde investiu R$ 288,4 milhões para adquirir seis milhões de doses das vacinas. No Estado do Rio, o governo estima que 275,5 mil meninos estão aptos a receber a vacina. A faixa-etária de imunização também será ampliada, gradativamente, até 2020, passando a incluir meninos de 9, 10 e 11 anos de idade.
As meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses indicadas também devem receber as doses. A estimativa do governo é de que 500 mil adolescentes estejam nessa situação. Até o ano passado, a faixa etária para o público feminino era de 9 a 13 anos.
“É muito importante que os pais tenham a consciência de que a vacinação começa na infância, mas deve continuar na adolescência. Pais e responsáveis devem ter, com os adolescentes, a mesma preocupação que têm com as crianças. A proteção vai ser muito maior se nós ampliarmos, cada vez mais, o calendário de vacinação da nossa população”, ressaltou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, Carla Domingues.
Em Nova Friburgo, o Posto Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, já está oferecendo as doses da vacina. Para receber a imunização basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. O atendimento será realizado das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Proteção
O esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.
Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.
Deixe o seu comentário