Governador inaugura obras do Ienf com festa

sexta-feira, 13 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Governador inaugura obras do Ienf com festa
Governador inaugura obras do Ienf com festa

O que antes impressionava pelo perigo, hoje encanta pela imponência. O prédio histórico em estilo normando do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), um dos cartões-postais do município, teve a torre de 20 metros que ameaçava cair, todo o telhado que estava com as madeiras de sustentação podres e corroídas por cupins e a fachada totalmente restaurados pelo estado. Ainda foram substituídas a rede elétrica e o forro das salas de aulas do segundo andar, as janelas da fachada e todas as madeiras do telhado. A escola, inaugurada na década de 30, nunca havia passado por uma reforma desse porte. A obra, que custou aos cofres públicos mais de R$ 2,25 milhões e durou cerca de dez meses, foi entregue ontem, 12, pelo governador Sérgio Cabral e a secretária estadual de Educação, Tereza Porto, em solenidade que reuniu dezenas de autoridades estaduais e municipais. A liberação dos recursos foi viabilizada por indicação do deputado estadual Olney Botelho.

A diretora do Ienf, professora Sandra Pirazzo Simão Burkhardt, destacou a importância da obra devido ao risco de acidentes com alunos e pedestres na Praça Dermeval Barbosa Moreira, com a possibilidade de queda da torre, que chegou a ser interditada, e o comprometimento do telhado. O prédio foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (Inepac) em 1985 e eleito em 2007, num concurso promovido pelo movimento Ame Nova Friburgo e A VOZ DA SERRA, como a quarta maravilha do município. Ao relembrar a história da escola desde a época do extinto Grupo Escolar Ribeiro de Almeida, que funcionou no local, Sandra, há quase 14 anos na direção do Ienf, enalteceu o trabalho da Empresa de Obras Públicas do estado (Emop) e da construtora Concrejato, especializada em restaurações de prédios históricos. Os operários da empresa, inclusive, receberam medalhas de honra ao mérito ao término da obra, no fim do ano passado.

“Inicialmente foi liberada apenas a restauração da torre, mas logo depois veio a melhor notícia: a recuperação também do telhado e de toda a fachada, que voltou a ter sua cor original, amarelo”, enalteceu a diretora, que foi homenageada ainda com uma placa de agradecimento ofertada pela professora e ex-aluna do Ribeiro de Almeida, Vera Erthal. “Quando sonhamos juntos, o sonho vira realidade”, agradeceu Sandra, dividindo a homenagem com toda a equipe de professores, funcionários e os atuais 960 alunos do Ienf.

Sérgio Cabral: “O Ienf, mais que uma escola, é um ponto turístico”

Na solenidade de entrega da restauração do Ienf o governador valorizou o educandário como uma referência turística friburguense. “Sou filho de cultivadores de memórias. Quem não se encanta ao passear por aqui e observar a beleza desse prédio histórico?”, valorizou ele, lembrando que uma boa escola não se faz apenas com prédios bonitos e imponentes, mas também com educadores valorizados. Reconhecendo a defasagem salarial dos professores – que foi motivo de protesto do Sindicato dos Profissionais de Educação (Sepe), na entrada do Ienf – Cabral reconheceu ser um absurdo os professores amargarem 12 anos sem reajuste e anunciou o término das gratificações definidas por ele como vergonhosas.

O governador também anunciou que irá incorporar a gratificação de R$ 500 do programa Nova Escola aos salários dos educadores e também dos inativos. Sérgio Cabral também destacou os recentes investimentos na rede estadual de ensino com a distribuição de 50 mil computadores portáteis com internet banda larga para os professores incrementarem as aulas com pesquisas, a implantação de laboratórios de informática em 1,5 mil escolas e o mais recente projeto de informática, que permitirá o controle da frequência dos alunos e o rendimento escolar através de cartões magnéticos. Em Nova Friburgo a novidade foi implantada por Cabral no Ienf. Com o programa os pais ou responsáveis poderão acompanhar o desenvolvimento dos alunos em todas as aulas.

O governador também anunciou a instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula e a aquisição de 19 mil sistemas de som com microfone para os professores não desgastarem as cordas vocais durante as aulas. “Hoje três mil mestres estão afastados por causa de problemas na voz. Os professores precisam ser respeitados e os alunos merecem uma escola de qualidade e com conforto”, disse o governador, que recebeu ainda um quadro com a foto da nova fachada do Ienf.

Solenidade reuniu inúmeras autoridades

Compareceram à solenidade junto com o governador Sérgio Cabral os prefeitos de Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Duas Barras, Macuco, Sumidouro, Trajano de Moraes, o vice de Santa Maria Madalena, os deputados estaduais Paulo Mello, Rogério Cabral e Olney Botelho, o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, a ex-prefeita Saudade Braga, que representou o filho, o deputado federal Glauber Braga, e a secretária estadual de Educação, Tereza Porto, que destacou os recentes investimentos em tecnologia da informação nas escolas, na busca por uma melhor qualidade na educação pública. “Junto com minha mãe, Ledir Porto (secretária municipal de Educação de Nova Friburgo), iremos fazer muito por essa cidade, onde eu nasci e cresci sempre contemplando nessa praça a beleza do Ienf”, disse Tereza.

O presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Piccianni, valorizou a necessidade de esforço do governo para oferecer às crianças e jovens, filhos de trabalhadores, escolas públicas de qualidade com professores motivados para, assim, serem diminuídas as diferenças sociais. Na solenidade o governador também assinou o termo de cessão de uso do terreno da Apae e doou uma van para transporte de pacientes, emocionando a presidente da instituição, Maria das Dores Pacheco, a Dorinha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade