Gol de Placa - Projeto social e esportivo de Nova Friburgo é selecionado para concorrer a selo da Fifa

quinta-feira, 06 de junho de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Gol de Placa - Projeto social e esportivo de Nova Friburgo é selecionado para concorrer a selo da Fifa
Gol de Placa - Projeto social e esportivo de Nova Friburgo é selecionado para concorrer a selo da Fifa

Vinicius Gastin

Ao ajudar a reescrever a história de centenas de jovens, o Projeto Gol de Placa tornou-se referência em Nova Friburgo e ganhou o mundo. Em novembro de 2012, a Organização Não Governamental Promundo, responsável por levantar os projetos que envolvem o futebol, família, educação e o social selecionou o Gol de Placa para concorrer a um selo da Fifa, oferecido pela iniciativa Football for Hope (Futebol pela Esperança). A organização conheceu o trabalho coordenado por Alexsandro da Cunha Carvalho, o Alex, pela internet.

"Eles visitaram o nosso site, analisaram o projeto e entenderam que nós atendíamos aos requisitos do Football for Hope. O objetivo é encontrar projetos que priorizem a formação de cidadãos, e não atletas.”

Alex inscreveu o Gol de Placa na primeira fase de seleção, realizada na sede da Fifa, em Zurich, na Suíça. Em 27 de março, a entidade tornou o projeto friburguense e outros 150 de várias partes do mundo elegíveis para receber o selo. No Brasil, apenas cinco são contemplados pela iniciativa, mas a expectativa é de uma maior abrangência: o programa apoiará projetos em todas as cidades que receberão a Copa do Mundo. Na África do Sul, país-sede do último mundial, cerca de 20 centros estão desenvolvendo o trabalho. "É o reconhecimento de uma instituição mundial ao nosso projeto, que começou em 2002. Estamos dentro dos critérios que eles exigem, nos moldes da Fifa. O nosso objetivo é pegar carona com a realização da Copa em nosso país e entrar nesse grupo de contemplados”, explicou o coordenador do projeto friburguense.

A seleção foi possível com a transformação do Gol de Placa em ONG, em dezembro do ano passado. O contato foi antes deste processo e uma das condições para concorrer ao selo e aos recursos oferecidos era a legalização do projeto. "Criamos um estatuto com todas as normas e critérios que a instituição vai seguir, elegemos uma diretoria e registramos em cartório. Ainda não pensamos em nenhuma parceira com empresas públicas, até porque precisamos de três anos de oficialização para isso.”

 

(Foto) Projeto é desenvolvido aos sábados, nas instalações do 11º Batalhão de Polícia Militar de Nova Friburgo 


Indicação abre portas ao Gol de Placa

A simples indicação do Gol de Placa significou a abertura de novas portas ao projeto. Alex Carvalho irá participar do Fórum Football for Hope 2013, que acontece entre os dias 26 e 29 de junho, com organização conjunta da Fifa e do Comitê Organizador da Copa do Mundo do Brasil. A abertura do evento ficará a cargo de Joseph Blatter, presidente do órgão que gerencia o futebol mundial. Os objetivos são discutir a contribuição do esporte ao desenvolvimento social e definir os rumos do programa. Palestras, painéis de discussão e workshops farão parte da programação. Segundo a organização, mais de 130 profissionais vão trocar experiências durante os quatro dias de evento. O legado da Copa do Mundo de 2014 também estará na pauta de conversas. "A ideia é que cada um leve a sua experiência. Ao final do evento, será produzido um documento contendo a maneira como o projeto será trabalhado a partir da Copa do Mundo”, reitera Alex.

Além da participação no processo do Football for Hope, o Gol de Placa passa a fazer parte de uma série de outras ações desenvolvidas pela entidade máxima do futebol mundial. "Entramos em um outro processo para poder levar até 100 garotos para assistir a um jogo da Copa das Confederações no Maracanã. Ainda está sendo julgado, mas temos chances.” Uma outra seleção vai contemplar alguns projetos para visitar o Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo. Durante dez dias, um representante e seis atletas de cada organização participam de uma feira, onde serão realizadas dinâmicas, oficinas, workshops e apresentações de materiais sobre o trabalho desenvolvido por elas.

Em breve a Fifa vai divulgar o estudo de mapeamento de instituições do Brasil, e o Gol de Placa será incluído neste processo e na revista que será produzida pela entidade. "Poderemos aparecer para o Brasil e para o mundo inteiro. Nós acabamos selecionados pelo fato de o nosso projeto ter desdobramentos. A gente não imaginava fazer parte de tudo isso.”

 

Em funcionamento desde 2002, o Gol de Placa atende crianças entre 6 e 15 anos

 

O Football for Hope

Em 2005, a Fifa iniciou o programa Footbal for Hope e já beneficiou mais de 250 programas e mais de 60 países. A intenção é utilizar o futebol para trazer mudanças positivas, visando um futuro melhor, através do desenvolvimento social. O programa disponibiliza recursos financeiros, equipamentos, treinamento e visibilidade, além de ser uma plataforma para discussão e colaboração.

No Brasil, cinco programas são apoiados pelo Footbal for Hope. A Fifa promete expandir o apoio às organizações locais à medida que a Copa do Mundo do Brasil se aproxima. Além do fórum em Belo Horizonte, neste ano, será realizado o Festival Footbal for Hope em 2014.


O Projeto Gol de Placa

O Projeto Gol de Placa, idealizado por Alexsandro da Cunha Carvalho teve início em 8 de junho 2002. Há sete anos, o trabalho é desenvolvido nas instalações do 11º Batalhão de Polícia Militar de Nova Friburgo e oferece aulas de futebol para cerca de 200 crianças, entre 6 e 15 anos. 

Aliados ao esporte, os trabalhos sociais envolvem a família e profissionais de outras áreas através dos subprojetos Craque de Bola, Craque na Escola (aulas de reforço escola), Sorriso Feliz (prevenção cáries), Reuniões de Pais (a cada trimestre), Criança Feliz (Festa anual do Dia da Criança) e a Copa de Futebol Chico Faria.

 

O programa Football for Hope seleciona projetos que envolvem

futebol, família e social: o Gol de Placa se enquadra neste perfil

 

Atleta Solidário, tratamento odontológico e palestras

são alguns dos serviços oferecidos pelo Gol de Placa








CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade