O Globo Universidade exibiu no dia 16 um programa especial sobre o mapa da tragédia na Região Serrana. O repórter Paulo Mário Martins percorreu Nova Friburgo e visitou os principais pontos atingidos pela catástrofe de 12 de janeiro, acompanhado por um grupo de estudantes e professores de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- Rio), que estão fazendo um mapeamento geográfico na região atingida pelas chuvas com o propósito de analisar as características físicas dos deslizamentos, auxiliando na reconstrução da cidade e na criação de políticas que previnam futuros desastres.
O programa mostrou os locais mais destruídos nas áreas do Centro, Conselheiro Paulino e Córrego Dantas, fazendo uma análise com o grupo sobre as condições atuais do solo, possíveis causas para os deslizamentos e risco de futuros desabamentos. O repórter ouviu também depoimentos de moradores que perderam amigos, parentes e bens materiais.
Também foi mostrado pelo Globo Universidade a aeronave e os mecanismos que o Instituto Militar de Engenharia (IME) utilizou nos veículos aéreos não tripulados, que capturaram imagens de toda a região logo após a tragédia para auxiliar os bombeiros e Defesa Civil nas ações emergenciais.
Deixe o seu comentário