O Carnaval 2017 tem um gosto ainda mais especial para a comunidade do Globo de Ouro. O bloco, fundado em 30 de março de 1977, este ano completará 40 anos de muita alegria e história. E para celebrar a data, o enredo “Somos madeira que nem cupim destrói” fará uma analogia entre a trajetória da instituição e a árvore sagrada da vida: o baobá.
É o que conta o carnavalesco e autor do enredo Alfredo Fraga: “O Baobá é uma árvore de grande porte, forte. Na África ela é considerada santa e de grande importância para o povo. Nesse sentido, resolvemos compará-la ao Globo de Ouro, que ao longo dessas quatro décadas, vem se reinventando e superando toda as dificuldades”, disse ele.
Previsto para 1h30, o desfile do premiado bloco da Vila Amélia reserva algumas atrações como quatro imponentes carros alegóricos -- entre eles um representando um elefante, animal presente na savana africana -- e fantasias que simbolizam os povos africanos ancestrais, a terra e a força humana. “Vamos contar a história do universo, a influência do baobá para a literatura e para outras manifestações artísticas”, disse Alfredo, acrescentando que agora só faltam os últimos ajustes para cair na folia.
Segundo ele, o desfile este ano terá um custo de aproximadamente R$ 40 mil. “Parte do dinheiro é fruto dos eventos realizados ao longo do ano, das parcerias e patrocinadores. Mas, a quantia maior, no valor de R$ 28 mil, vem da prefeitura, dinheiro que ainda não recebemos e nem temos previsão de quando receberemos”, falou ele, explicando que, apesar da subvenção atrasada, e das dificuldades para realizar o desfile, acredita no potencial do Carnaval em Nova Friburgo. “Somos uma das poucas cidades da região que terá Carnaval este ano. Por conta da crise e a falta de verba, vários municípios cancelaram a festa. Nós somos uma cidade turística, com quatro blocos e quatro escolas de tradição. Estou otimista e acredito que será uma bela festa”, pontuou.
Para quem tem interesse em participar da folia, o Globo de Ouro ainda tem fantasias disponíveis. Para garantir uma vaga basta procurar a diretoria da agremiação, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h. A quadra do bloco fica situada na Rua Adelino Valente, 146, na Vila Amélia. As vestimentas são doadas a comunidade.
Ficha Técnica:
Fundação: 30.03.1977
Cores: azul, royal, amarelo e ouro
Títulos: : (11) 1991, 92, 93, 94, 96, 2004, 2005, 2007, 2010, 2014 e 2015
Enredo 2017: Somos madeira que nem cupim destrói
Presidente: Raul Alves Fraga
Carnavalesco: Alfredo Fraga
Diretor de Carnaval: Alfredo Fraga
Diretor de Harmonia: Graça dos Santos e Rui
Mestre de Bateria: Petinho
Rainha de Bateria: Pamela Jordão
Musa: Danúbia
Casal Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Lucas e Danielem
Compositores: Niu Souza, Léo do Cavaco, Fábio Luiz, Toninho Silva
Intérprete: Edinho Melodia e Glauber
Carro de som: Edinho, Léo, João, Paulo Mello, Léo do cavaco, Toninho Silva
Classificação em 2016: 3º lugar
Ordem do desfile: 4º
Horário desfile: 01h30 – 02h30
Carros alegóricos: 4
Alas: 15
Número de integrantes: 600
Número de ritmistas: 80
Deixe o seu comentário