Giro Senai Moda Tecnologia apresenta as inovações e  tendências do mercado de produção para o setor têxtil e de confecção

quinta-feira, 20 de agosto de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O Senai Moda, centro de inteligência em moda do Sistema Firjan, apresenta o Giro Senai Moda Tecnologia 2009, circuito de palestras gratuitas sobre inovação e conceitos em tecnologia. O objetivo é aumentar a competitividade das empresas dos setores têxtil e de confecção fluminense. O evento acontece em Nova Friburgo nesta quinta-feira, 20 de agosto, às 19 horas, e será realizado também nos municípios de Petrópolis (19/08), Itaperuna (25/08) e Barra Mansa (01/09), atingindo mais de 250 empresários.

O encontro terá duração de, aproximadamente, duas horas e será conduzido pelos profissionais Joaquim Antônio de Souza Ribeiro, responsável pela área de Tecnologia do Senai Moda, e Leonardo Fernando Santoro, analista técnico de confecção. Os empresários interessados em participar do Giro Senai Moda Tecnologia 2009 podem se inscrever pelo 0800 0231 231 ou pelo e-mail faleconosco@firjan.org.br .

 “O Senai Moda expõe o que é utilizado de mais moderno em tecnologia dentro da cadeia produtiva têxtil e de confecção. É importante salientar aos empresários destas regiões que podemos ajudá-los a alavancar a aplicação desta tecnologia em suas indústrias. Prestamos consultoria personalizada desenvolvendo projetos específicos para as empresas”, revela Cristiane Alves, gerente do Senai Moda.

A abertura do evento caberá ao Sindvest. O Giro Tecnologia terá foco em quatro grandes temas: materiais e insumos; maquinários e equipamentos; sistemas produtivos e planejamento da produção. “A proposta é mostrar o que há de mais moderno na produção”, afirma Joaquim Ribeiro.

Conteúdo das Palestras

Materiais e Insumos: serão apresentadas as tendências, o que já foi aplicado no mercado internacional e o que pode ser adaptado à produção brasileira, como, por exemplo, matéria-prima ecológica, fios de cobre e de prata que geram energia e tecidos que transferem luminosidade. “No estado do Rio algumas confecções de lingerie utilizam a fibra de bambu e a proteção UVB. Mas ter a preocupação ecológica em todo o processo ainda é muito caro, eleva o custo do produto final. O importante é que os produtores tenham acesso a estas informações e saibam que podem – e o quanto – dispor delas”, afirma Joaquim Ribeiro.

Maquinários e Equipamentos: modelos de máquinas de costura e de corte computadorizado serão os assuntos centrais. “Muitas vezes as tendências da moda implicam mudanças e adaptações de equipamentos. O Senai Moda possui expertise para prestar consultoria capaz de equilibrar custos e interesses dos empresários diante do cenário atual”, destaca Joaquim Ribeiro.

Sistemas produtivos: definição de negócios distintos e adequação das melhores linhas de produção para empresas que estão em busca de qualidade; para as que estão à procura de melhor preço e aquelas que prezam ambos.  “É preciso avaliar o tipo de negócio que se tem e como ser produtivo, ter competitividade”, analisa Joaquim.

Planejamento da produção: o palestrante mostrará como a indústria da moda inovou e já utiliza o código de barras 2D (duas dimensões), um avanço para identificar um produto. “Cada peça tem seu próprio DNA o que evita problemas no controle de estoque, por exemplo, e pode acessar imagens do celular. Este código é capaz de fornecer todas as informações desde a produção na fábrica até auxiliar no controle de estoque”, afirma Joaquim.

Giro Tecnologia Friburgo: 20 de agosto, às 19hs

Local: Auditório do SENAI - Rua Prefeito José Eugênio Muller nº 220 – Centro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade