Gincana escolar arrecada cones de linhas de confecção vazios

Artefatos plásticos que iriam para o lixo serão reutilizados em projeto que produz mudas de árvores para reflorestamento
sexta-feira, 13 de julho de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Os cones de linhas de confecção sendo reaproveitados (Foto: Alex Santos/ Divulgação)
Os cones de linhas de confecção sendo reaproveitados (Foto: Alex Santos/ Divulgação)

A campanha que estimulou a conscientização ambiental em crianças e jovens “Na Copa do Mundo, o nosso gol é sustentável” encerrou-se no mesmo dia que o Brasil deixou o mundial na Rússia (último dia 7) e arrecadou dois mil cones plásticos de linhas de confecções que, ao invés de irem para o lixo serão reutilizados em um projeto ambiental Viveiro Educandário, promovido pela confecção EcoModas. No projeto são produzidas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica utilizadas para preservar nascentes e matas ciliares. A arrecadação dos cones foi feita pelos alunos da Escola Municipal Santa Paula Frassinetti com apoio do Teleférico de Nova Friburgo.

Durante 20 dias, a escola, que funciona no espaço do antigo Colégio Cêfel, no Paissandu, envolveu professores, alunos e familiares dos estudantes na campanha. As turmas realizaram uma competição amistosa entre si. A turma que conseguiu reunir mais cones conquistou como prêmio subir o teleférico nas cadeirinhas com direito a um acompanhante adulto. O passeio acontecerá no próximo dia 25 de agosto, um sábado. Um prêmio surpresa também será oferecido aos vencedores pelo Bacalhau dos Alpes, também parceiro da iniciativa.

Foi uma grande correria nas confecções de Nova Friburgo. Os pais chegavam todos os dias com sacolas enormes trazendo muitos cones vazios que, em muitos casos, seriam descartados no meio ambiente. O legal dessa iniciativa foi o envolvimento das famílias dos alunos”, observou Brenda Storck, diretora da Escola Santa Paula. A turma vencedora, composta por 20 alunos, de 8 a 10 anos, coletou 1040 do total de dois mil cones arrecadados pela escola

Nosso objetivo foi alcançado com muito sucesso, não apenas pela quantidade de cones arrecadados. Ao invés dos cones de linha serem descartados no lixo, podme se transformar em uma nova árvore plantada. A partir dessa iniciativa, muitas crianças e suas famílias passarão a olhar este tipo de lixo com outra visão”, comentou Alex Santos, gestor de comunicação e projetos da EcoModas que produz moda sustentável, tendo como carro chefe as alpargatas feitas em materiais ecológicos. Os cones serão coletados na escola com o apoio da transportadora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade