Gilberto Pereira empossado na AFL

terça-feira, 30 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Eloir Perdigão

O médico e escritor Gilberto Pereira tomou posse na Academia Friburguense de Letras (AFL) na tarde de sábado, 27, em cerimônia comandada pelo presidente da casa, Aécio Alves da Costa, que convidou para secretariar os trabalhos o futuro acadêmico Hartmut Enrst Riedemayer. Aécio fez a apresentação de Gilberto, que discorreu um pouco sobre sua vida no Rio de Janeiro, na Europa e em Nova Friburgo.

Ele recebeu o diploma da AFL e aproveitou para lançar seu primeiro romance, “O Aniquilador de Egos”. Gilberto já havia lançado oito livros científicos.

Mesmo não sendo muito ligado a títulos, para Gilberto, ser empossado na AFL era uma realização. Chegou a relutar um pouco, mas acabou cedendo, até porque tem grandes amigos acadêmicos. E já que acabou chegando, tem planos e projetos para a AFL e vai lutar para implantá-los.

Depois de oito livros científicos, Gilberto lançou seu primeiro romance, “O Aniquilador de Egos”, que já havia lançado na Academia Brasileira de Letras, no Rio. Seus dois primeiros livros foram editados em Portugal, estimulado por dois grandes amigos, Antônio Olinto e Jorge Amado (que na época escrevia “Tieta do Agreste”).

Depois de alguns anos residindo em Nova Friburgo (onde chegou a atuar na Secretaria Municipal de Cultura), foi forçado a voltar ao Rio de Janeiro para cuidar de sua mãe, adoentada, vindo a falecer mais tarde. Com certa disponibilidade de tempo, principalmente à noite, Gilberto pôs-se a escrever romances, um sonho antigo. E apesar de ter editado oito livros científicos, nunca havia pensado em escrevê-los.

E, mesmo assim, ainda tem mais três para editar; de romance ainda tem mais 13. “O Aniquilador de Egos” foi só o primeiro. Sua pretensão é lançar um por ano. Ele tem até sua marca editorial, a Glossário Editora.

E já que passou a integrar a AFL, um de seus projetos para a casa é lançar bienalmente um concurso literário, alternadamente para jovens até 21 anos—visando a futuros acadêmicos, até para renovar o quadro da AFL—e para quem tem a partir de 22 anos. Outro projeto é promover em Nova Friburgo uma feira internacional do livro, a exemplo do que é feito em Parati.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade