Texto e Fotos: Elisangela Paiva
Após a Conferência de Cultura da Região Serrana, realizada no município de Nova Friburgo, em 31 de julho, os gestores e representantes culturais dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Bom Jardim, Teresópolis, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, Cordeiro e Macuco se reuniram novamente na última segunda-feira, 30, no Centro Cultural de Bom Jardim, com o objetivo de traçarem metas para obterem subsídios de incentivos e fortalecimento da cultura regional.
O evento contou com a presença e participação do assessor da Secretaria estadual de Cultura, Delmar José Cavalcante; do secretário de Cultura de Nova Friburgo, Roosevelt Concy; do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cultura, Indústria e Comércio de Cachoeiras de Macacu, Silvio Leal da Conceição; do secretário de Cultura de Cordeiro, Alessandro Concencio; do diretor da Casa da Cultura de Santa Maria Madalena, Jomar Pereira Dias; da secretária de Cultura de Trajano de Moraes, Rosseline Almeida de Carvalho, e da subsecretária de Educação do município, Maria Helena Natividade Pereira; da assessora da secretaria de Cultura de Macuco, Maria Tereza Carvalho; de representantes da Cultura de Teresópolis, Wanderley Peres e Romildo Pires Machado; do secretário de Cultura de Bom Jardim, Descio Luiz Frerie; e de um representante da Sociedade Civil da Região Serrana, Nobel Medeiros.
O anfitrião e secretário de Cultura de Bom Jardim, Déscio Luiz Frerie iniciou o evento destacando a importância dos municípios se interagirem trocando experiências.
“Vamos estreitar a cultura em nossa região. Nosso objetivo é ficarmos mais próximos, unindo-nos e trocando experiências”, destacou.
O assessor da Secretaria de Estado de Cultura, Delmar José Cavalcante, enfatizou a importância da relação entre as secretarias municipais, ressaltando que o Estado participa para incentivar, mas que os resultados irão depender do interesse dos gestores de cada cidade.
“Vivemos um momento importante na cultura no Brasil, a valorização. O nosso estado tem se tornado um ponto de referência na área da cultura. Vivemos um momento de construção de políticas públicas do Brasil e que só podem ser efetivadas se forem integradas. É importante a relação do estado em parceria com cada município. Louvo a iniciativa de vocês se encontrarem dando continuidade à Conferência realizada em Nova Friburgo, uma Conferência que foi aberta como objetivo de sensibilizar os gestores à integração. Não depende só do estado, se não houver um interesse político dos gestores de cada cidade, não funciona”, disse Cavalcante.
Roosevelt Concy, secretário de Cultura de Nova Friburgo, falou sobre a importância da formação do Conselho em municípios que ainda não o possuem. Destacou ainda a pressa em encontrar soluções para o desenvolvimento da cultura regional.
“Um chefe do Executivo tem prazo para executar suas tarefas, e nós, gestores, também. Por isso temos pressa. Estas reuniões são para encontrarmos soluções. Queremos que todos os municípios caminhem juntos e precisamos saber o que está faltando para atingirmos este objetivo. Espero soluções práticas e rápidas para a cultura de nossa região”, enfatizou o secretário.
O próximo encontro entre os gestores será realizado no município de Macuco, no dia 30 de setembro, às 9h30.
Deixe o seu comentário