Gerson Andreotti repete formação e sinaliza Frizão ofensivo na Copa Rio

A preparação antecipada do Friburguense tem sido uma marca nos últimos anos
segunda-feira, 17 de agosto de 2015
por Vinicius Gastin
Andreotti voltou a sinalizar time ofensivo para a estreia na Copa Rio (Foto: Vinicius Gastin)
Andreotti voltou a sinalizar time ofensivo para a estreia na Copa Rio (Foto: Vinicius Gastin)

Se marcar os gols foi um problema para o Friburguense em boa parte dos jogos do campeonato carioca de 2015, o técnico Gerson Andreotti pretende mudar a história na Copa Rio. A formação ofensiva com três meias e dois atacantes foi repetida durante o treino coletivo na manhã deste sábado, 15, no Eduardo Guinle. João Victor, Jeferson e Jorge Luiz comandaram as ações ofensivas pelo centro do campo, e tiveram boa atuação. Além deles, Sergio Gomes, Cadão, Diego Guerra, Felipe, Bidu, Caíque e Lohan atuaram entre os titulares. No gol, Marcos e Afonso revezaram na equipe principal.

No entanto, um jogador bem conhecido do torcedor tricolor roubou a cena. Destaque nas atividades físicas nos treinamentos do dia a dia, o capitão Cadão mostra que ainda possui totais condições de comandar a defesa do Friburguense na Copa Rio deste ano. Aos 43 anos de idade, arrancou aplausos de todos os companheiros ao arrancar da defesa até a grande área adversária, com pouco mais de uma hora de atividade. Na sequência do lance, ainda voltou para desarmar no meio-campo.

No pique do capitão o Friburguense realizou mais esta atividade importante na preparação para a Copa Rio. O coletivo, bastante disputado, foi mais uma oportunidade para Andreotti realizar testes na equipe e colocar em prática novamente a opção por uma formação ofensiva. Na equipe reserva, Romulo — que ainda negocia um possível retorno ao Tricolor da Serra — treinou como meia e participou das principais jogadas ofensivas.

A movimentação e os passes precisos, além da recomposição rápida na hora da marcação, arrancaram diversos elogios de Andreotti ao longo da atividade. Ziquinha também se destacou ao formar dupla com Thalles. O time reserva teve ainda os reforços de Zé Victor, Bruno, Tufy, Damião, Pierre e outras peças importantes do elenco tricolor. Outro destaque foi o goleiro Afonso, que fez algumas defesas difíceis atuando pelo time titular.

Os jogadores ganharam folga no domingo, e se reapresentaram nesta segunda-feira. A rotina de treinos prossegue durante toda essa semana, até a véspera do jogo de estreia na Copa Rio. O Tricolor da Serra encara o Bangu no dia 26, às 19h30, no Eduardo Guinle.

Confiante no título, Cadão comanda a defesa tricolor na Copa Rio

Idade é documento sim. E no caso do capitão Cadão, significa dizer que os 43 anos acrescentaram apenas experiência. A vitalidade, o comprometimento e o desempenho durante os treinamentos fazem do zagueiro um exemplo para todo o grupo do Friburguense. Sorte do Tricolor da Serra, que mais uma vez contará com a liderança do camisa três no sistema defensivo durante a Copa Rio deste ano. Aos 43 anos, o zagueiro foi um dos destaques do coletivo do último sábado, no estádio Eduardo Guinle.

“O segredo é o dia a dia, com a nossa preparação física e toda a comissão técnica. Esse trabalho nos deixa em boas condições de atuar em alto nível. Espero atuar bem junto com todo o grupo desta Copa Rio. Temos chegado, batendo na trave nos últimos anos. Estamos há três meses treinando para a competição. Quem sabe esse ano a gente pode levar o título.”

A preparação antecipada do Friburguense tem sido uma marca nos últimos anos. Além de manter o grupo em atividade entre uma competição e outra, a equipe colhe os frutos do planejamento de treinos mais completo na comparação aos rivais. “Acredito que sim. Quem se preparar antes tem vantagem, mas quando a bola rola a gente precisa ter atitude e fazer valer dentro de campo.”

Em relação ao campeonato carioca, o Friburguense não perdeu nenhuma peça e ainda ganhou os reforços de Diego Guerra e Bruno (recuperado de grave lesão). O capitão comemora a chegada dos novos jogadores, e exalta a qualidade do elenco tricolor.

“A gente tem conversado sobre isso. Já tínhamos um bom elenco, e no estadual até poderíamos ter feito melhor. Sabemos que temos um grupo entrosado, que se conhece muito bem e possui qualidade. Esses reforços chegam para acrescentar. Vamos começar a Copa Rio contra o Bangu e temos que colocar isso em prática para fazermos uma boa competição.”

Este ano, Cadão deverá ter um novo companheiro de zaga. Clayton, Bruno, Pierre e Diego Guerra são as opções do técnico Gerson Andreotti, sendo que Guerra tem treinado entre os titulares. O capitão tricolor exalta os “garotos”, e lembra que todos são formados pelo clube.

“O Guerra é mais um garoto que começou aqui, e que acompanhamos desde o juvenil. Ele saiu, ganhou experiência no exterior e hoje é um jogador formado. Temos ainda o Bruno, Clayton e o Pierre, que jogou comigo no estadual. São grandes atletas, que reforçam o setor defensivo. Esperamos tirar proveito disso na Copa Rio.”

  • Com defesas importantes, Afonso foi um dos destaques da atividade (Foto: Vinicius Gastin)

    Com defesas importantes, Afonso foi um dos destaques da atividade (Foto: Vinicius Gastin)

  • Romulo treina no Eduardo Guinle, mas ainda negocia com o Friburguense

    Romulo treina no Eduardo Guinle, mas ainda negocia com o Friburguense

  • Com bom desempenho nos treinos, jovem Lohan se firma na equipe titular (Foto: Vinicius Gastin)

    Com bom desempenho nos treinos, jovem Lohan se firma na equipe titular (Foto: Vinicius Gastin)

  • Vitalidade do capitão Cadão impressiona: zagueiro disputa mais uma Copa Rio pelo Frizão (Foto: Vinicius Gastin)

    Vitalidade do capitão Cadão impressiona: zagueiro disputa mais uma Copa Rio pelo Frizão (Foto: Vinicius Gastin)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense | Copa Rio | cadão
Publicidade