Hospital São Lucas deve recomeçar
suas atividades em breve
Dalva Ventura
Apesar de se encontrar em plenas condições de funcionamento, o maior hospital de Nova Friburgo, o São Lucas, com uma trajetória de mais de 45 anos, permanece fechado, desde a fatídica madrugada do dia 12 de janeiro.
Referência em serviços de alta complexidade em toda a Região Serrana, inclusive cirurgias cardíacas, o Hospital São Lucas está, no entanto, em plenas condições de funcionamento e absolutamente apto para recomeçar suas atividades. A reportagem de A Voz da Serra teve acesso ontem, 21, com exclusividade a um laudo assinado por profissionais em geotecnia ambiental da PUC-Rio e UFRJ.
Desde a tragédia que atingiu a cidade, o Hospital São Lucas não tem medido esforços para retomar suas atividades, e o mesmo está aberto à visitação de todos.
Neste período em que o hospital permaneceu fechado, cerca de 50 cirurgias cardíacas deixaram de ser realizadas e 200 procedimentos de hemodinâmica, além de centenas de cirurgias não emergenciais, que tiveram de ser adiadas. Os usuários do GS não deixaram de ser atendidos graças a um convênio emergencial firmado com a Unimed.
Vale destacar que o prédio do São Lucas não sofreu nenhuma avaria, apenas o seu entorno – mais precisamente os setores de farmácia e lavanderia, situados na parte dos fundos do hospital – foram atingidos.
Porém, para segurança e respeito aos usuários, o prédio foi submetido a uma detalhada avaliação técnica por profissionais do mais alto gabarito, cujo resultado pode ser considerado definitivo e incontestável.
O laudo comprova que não há porque manter o hospital desativado.Com isso, o que se espera é que os 20 mil usuários do plano associado ao hospital, o GS, voltem a usufruir, muito em breve, dos serviços prestados pelo São Lucas.
Deixe o seu comentário