Leonardo Lima
“Será um momento de reflexão e de sentimento de união para a renovação não só de espírito, mas também do espaço físico de Nova Friburgo”. Assim o comandante do 6º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), tenente-coronel Luiz Emmanoel Palencia Barbosa, define o “Dia da Lembrança”, que será realizado nesta quinta-feira, a partir das 10h, no Teatro Municipal. Na ocasião, serão conferidas as medalhas “Eterno Herói” às famílias dos três bombeiros mortos na tragédia de 2011, além de diplomas aos militares que atuaram na maior catástrofe natural do Brasil.
De acordo com o comandante, a iniciativa foi idealizada após ampla atuação dos bombeiros no período de pós-catástrofe. “Eu não estava aqui durante a tragédia. Fui transferido para esta unidade um mês após. E à medida que fui tomando um conhecimento mais profundo sobre o que havia ocorrido, senti a necessidade desta homenagem”, explica Palencia, que ressalta que cerca de três mil bombeiros de todo o Estado atuaram na cidade nos quatro meses seguintes ao 12 de janeiro.
O tenente-coronel revela que a ideia é que o “Dia da Lembrança” se torne uma tradição na cidade. “A lembrança sempre existirá. A saudade de quem se foi também. Mas é preciso entender que esse foi um marco para a renovação e reestruturação de Nova Friburgo. A ideia é homenagear um grupo a cada ano. Nessa primeira edição serão os bombeiros, mas há uma série de heróis anônimos que também devem ser reverenciados”, comenta.
Segundo Palencia, o evento que seria realizado internamente, entretanto, o Teatro Municipal foi escolhido como palco por ser um símbolo do município. Durante o “Dia da Lembrança” serão exibidos ainda slides com imagens de atuação do Corpo de Bombeiros e de voluntários, além de uma parte de um documentário que está sendo produzido por uma emissora local sobre toda atuação de resgate da tragédia. “A cerimônia está aberta a todo o público. Entendemos que é um momento de darmos as mãos, um momento de união em prol de um objetivo que é a renovação de Nova Friburgo”, conta o comandante.
São aguardas também nesta primeira edição a presença de diversas autoridades, entre elas, o secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio, o coronel Sérgio Simões.
Deixe o seu comentário