Minutas
- Há muito tempo estou para fazer o perfil com o advogado Roosevelt Concy. Aproveitei o Dia dos Pais e chamei seu filho, Lucas, para fazer uma dobradinha. Apresentar o atual secretário municipal de Cultura é mera formalidade, já que Roosevelt é bastante conhecido na cidade. O que me chamou a atenção para esta entrevista especial foi o carinho com que Roosevelt trata sua família. Pai dedicado, acredita neste papel na formação dos filhos, na ética, na honradez, no diálogo, mesmo com as inúmeras atividades que empenha. Tenta sempre conciliar suas férias com a agenda de toda a família, para que possa ter um momento de união e lazer. Católico, paroquiano da Catedral São João Batista, gosta de passar o valor da religião a seus filhos. O secretário de Cultura está no PMDB há 28 anos, exercendo inúmeros cargos públicos: já foi secretário Geral de Governo e de Administração, vice-prefeito e agora assumiu a Secretaria de Cultura. Também é ex-presidente do Rotary Suspiro. Roosevelt foi o idealizador do Festival de Inverno, em 1997, festival este que até hoje encanta os friburguenses e turistas que escolhem Nova Friburgo para as férias de julho. Por problemas de saúde, o secretário teve que mudar os hábitos alimentares, mas diz que se sente bem melhor tendo uma alimentação mais saudável e que é feliz sem restrições. Roosevelt cursou o Conservatório de Música e fez com que todos os filhos se apaixonassem por música. Com um pai assim, é claro que o Lucas não ficaria para trás, já que desenvolve diversas atividades: inglês, francês, piano, natação e teve que deixar o curso de teatro momentaneamente por falta de tempo. Gosta muito de gastronomia e pretende cursar medicina. Roosevelt é casado com Ana Maria Concy, com quem tem três filhos: Carolinne (24), Pedro (23) – ambos formados em direito – e Lucas (13). Um viva bem grande à família Concy! Um abraço enorme a todos os pais e que os filhos saibam cada vez mais a importância de tê-los!
Dicionário
MOQUECA – Ensopado bem brasileiro, típico das culinárias baianas e potiguar, é uma denominação indígena que se refere unicamente ao preparo de peixes. Na Bahia é temperada com coentro, salsa, tomate, cebola, pimentão, azeite-de-dendê, pimenta-do-reino, malagueta e leite de coco. No Espírito Santo, em vez do azeite-de-dendê e leite de coco, é usado o azeite doce e urucum. Prato de origem indígena (pokeka), inicialmente não tinha molho. Era um ‘embrulhado’ de peixes pequenos, envoltos em folhas de bananeira, de palmas ou de ervas, assado ao calor das cinzas quentes. Evoluiu, perdendo alguns atributos e ganhando outros.
Perfil
ROOSEVELT CONCY
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE CULTURA/
DIRETOR EXECUTIVO DA UNIVERSIDADE CANDIDO
MENDES / LUCAS CONCY - ESTUDANTE
NÃO COMEM:
Roosevelt: Frituras, gorduras, porque me fazem mal. De resto como de tudo.
Lucas: Feijão e mortadela.
COMEM DE JOELHOS:
Roosevelt: Moqueca capixaba e salmão grelhado com sal grosso envolvido no papel laminado. Sou aberto a novas experiências e tive que me adaptar. Pai e filho gostam de comida japonesa e moqueca.
Lucas: Comida japonesa no geral, moqueca e raclette.
GOSTAM DE COZINHAR?
Roosevelt: Gosto de inventar. Não gosto de fazer o trivial. Faço um bom churrasco, mas hoje com as restrições, opto por carnes brancas.
Lucas: Gosto. Gosto de inventar, ver o que vai dar. Faço um bom macarrão com shitake.
SOBREMESA:
Roosevelt: Adoro doces, mas tenho restrições em relação ao açúcar. Gosto de qualquer doce light/diet e a torta de damasco do Disque Torta é excelente!
Lucas: Torta alemã, da Shirlei.
BEBIDA QUE APRECIAM:
Roosevelt: Atualmente vinho tinto das uvas Syrah e Pinot Noir.
Lucas: Refrigerante, Coca-Cola.
BOTECO PREDILETO:
Roosevelt: Já frequentei, atualmente não frequento.
Lucas: Não frequento.
RESTAURANTE PREDILETO:
Roosevelt: Seria injusto fazer alguma indicação, já que Nova Friburgo possui uma rede gastronômica competente, variada e que orgulha a cidade pela referência com que trabalha. Busco sempre conhecer novos restaurantes.
Lucas: Sushiban.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER:
Roosevelt: Guarapari, Campos de Jordão e Rio Quente.
Lucas: Rio Quente, em Goiás. Fui uma vez, mas gostaria de repetir.
SERRA OU MAR?
Roosevelt: Serra. Mas gosto de viajar para o mar, para descansar.
Lucas: Mar, com certeza.
JANTAR INESQUECÍVEL:
Roosevelt: Na Floresta Negra, em Freiburg, Alemanha, um jantar oferecido pelo prefeito daquela cidade.
Lucas: O do meu último aniversário, de 13 anos, na fazenda em Sumidouro.
O QUE É SER BEM SERVIDO?
Roosevelt: Quem serve deve saber o que está servindo. Conhecer o cardápio, ter presteza, carinho com o cliente e demonstrar que gosta do que faz.
Lucas: Um bom atendimento.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO:
Roosevelt: Caminhar no Country Clube, ler um jornal na Praça Getúlio Vargas e o Festival de Inverno.
Lucas: O inverno, gosto do frio e do Festival de Inverno. E a paisagem e o lazer de um modo geral.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO:
Roosevelt: O crescimento da população, o aumento de veículos e o desrespeito com o Rio Bengalas.
Lucas: A falta de educação das pessoas, o trânsito e a falta de cuidado com o meio ambiente. As pessoas jogam as coisas nas ruas e ninguém se importa.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO?
Roosevelt: O município já é naturalmente vocacionado para a gastronomia e capacitação, treinamento e qualificação são instrumentos indispensáveis. Um forte calendário turístico cultural, no qual estamos trabalhando, com certeza contribuirá muito.
Lucas: Precisa ter mais investimento em cursos e festivais gastronômicos.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO:
Roosevelt: Nova Friburgo tem na sua história o seu principal ativo cultural, precisamos conhecê-la, respeitá-la, preservando-a!
Lucas: Conheça e se apaixone!
Receitas
TORTA ALEMÃ SIMPLES
Ingredientes: Um pacote e meio de biscoito de maisena, 200g de manteiga, uma lata de creme de leite sem soro, uma xícara de açúcar, ½ xícara de chá de leite. Cobertura: um tablete (200g) de chocolate meio amargo picado e uma lata de creme de leite.
Modo de preparo: Bata a manteiga e o açúcar até esbranquiçar. Misture delicadamente o creme de leite e reserve. Forre um recipiente refratário redondo com papel alumínio. Faça uma camada de biscoitos embebidos no leite e por cima coloque uma camada de creme. Vá alternando as camadas, terminando com o creme. Leve à geladeira por cerca de quatro horas. Cobertura: aqueça o creme de leite em banho-maria, junte o chocolate picado e mexa até obter um creme liso e homogêneo. Reserve. Desenforme a sobremesa sobre um prato de servir e espalhe a cobertura, alisando bem. Volte à geladeira para gelar um pouco mais e sirva a seguir.
Rendimento: Dez porções
Nota: Simples e saborosa, esta receita agrada em cheio a todos. Aproveite para fazer neste domingo, no almoço do Dia dos Pais!
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário