gastronomia - por Chico Figueiredo

sexta-feira, 08 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

[u][u]Perfil[/u][/u]

GLAUCIUS JOSÉ BRAGA LEAL

BOMBEIRO MILITAR

NÃO COME: Líquidos, pois os bebo!

COME DE JOELHOS: Esta é pitoresca e cheia de possibilidades... Mas vou responder por dois vieses: começando pelo gastronômico, diria que um bom churrasco, mas, na verdade, somente o corpo do Senhor Jesus, na eucaristia.

GOSTA DE COZINHAR? Não, mas aprecio uma comida bem feita.

SOBREMESA: Pudim de leite.

BEBIDA QUE APRECIA: Sucos. Sou chato! Não bebo bebidas alcoólicas.

BOTECO PREDILETO: Não tenho hábito, porém, como acredito que “uma festa só pode ser boa se houver a presença de boas pessoas”, não teria problema de frequentá-los para bater um bom papo.

RESTAURANTE PREDILETO: Oca Maloca.

O QUE PODE TIRAR VOCÊ DO SÉRIO NUM RESTAURANTE: Ver a diferença de tratamento entre clientes. Mas, faz parte do ser humano.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Natal.

SERRA OU MAR? Ambos. A beleza dos locais onde vou, tanto na serra quanto no mar, só se torna substancial quando estamos bem acompanhados. Tudo, para mim, tem como diferencial as pessoas.

JANTAR INESQUECÍVEL: Com minha esposa, em Porto de Galinhas.

O QUE É SER BEM SERVIDO? Deixar-me à vontade, com comida fresca e feita com carinho, por pessoas comprometidas com o que fazem.

O QUE É SERVIR BEM? Mostrar-se imediatamente presente, mas deixando as pessoas à vontade, mantendo-se atento às necessidades.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, o Caledônia Montanha Clube e o Grupo de Oração Casa do Senhor, na Igreja de São Francisco. Mas só podem três mesmo? Pois ainda acrescentaria tanta coisa! Os bairros do Cônego e Cascatinha, a nossa história, os restaurantes em Mury...

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O trânsito (lento e com tantos acidentes), a grande distância entre as pessoas até que se conheçam, e tantos locais destruídos pela catástrofe de janeiro.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Na verdade, sou um leigo. Mas dizem que a propaganda é a alma do negócio... Há todo um conjunto que deve ser reerguido, principalmente a rede hoteleira.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: A reconstrução começa com o resgate de seus símbolos.

[u]Minutas[/u]

- Sempre tive admiração por esta profissão, e quando fiz o perfil com Glaucius não poderia imaginar que sua corporação fosse passar por tantos constrangimentos. Se há pessoas amadas por todos, estas são os bombeiros. Estão diariamente, a cada instante, ligados às necessidades do cidadão. Os bombeiros por diversas vezes deixam suas famílias para atender a toda uma sociedade. Um viva bem grande ao querido Glaucius! Um viva bem grande a todos os bombeiros do Brasil!

- O Sushiban não é apenas um brilhante restaurante de comida japonesa. É também um excelente espaço cultural. Quem abre exposição no concorrido restaurante é o amigo Guilherme Marconi, com a exposição “Cores”, no próximo dia 12, às 20h. O Sushiban fica no Condomínio Friburgo Park, Cônego, telefone (22) 2522-6725. Um viva bem grande a toda família Sushiban!

- Gostaria de agradecer imensamente aos grandes parceiros que acreditam na cultura friburguense e, principalmente, os que lutam por ela. O Centro de Arte agradece o carinho de Nelson Flores, Grupo Gama, Juran Santos, com as confecções Mercadinho e Dianrus, Luiz Marinho Neto, Silva Maranhão, Dona Araceli, aos meus belíssimos funcionários (Anderson Seixas, Ednaldo Souza e Rosilene Oliveira), a imprensa maravilhosa, que está sempre divulgando as importantes atividades culturais da cidade, a Secretaria de Cultura e a Prefeitura de Nova Friburgo! Muitíssimo obrigado!

[u]Dicionário[/u]

PROCESSADOR DE ALIMENTOS – Além de ser um instrumento essencial em muitas cozinhas modernas, foi uma das melhores invenções para reduzir o tempo de preparação das grandes tarefas culinárias. Com a maior facilidade, fatia, pica, rala, amassa e transforma em purê quase todos os alimentos em um instante. Basta ler com atenção o manual de instruções, que você conseguira dominar todas as funções e segredos da máquina que economiza muito seu trabalho. Com dois (ou alguns) acessórios extras, pode bater com rapidez cremes, claras em neve, ou fazer massa de pão.

[u]Receitas[/u]

CANJICA DOCE

INGREDIENTES: 500g de milho de canjica, 2 litros de água, 1 lata de leite condensado, 400 ml de leite de coco, 500 ml de leite, 2 paus de canela, ½ colher de canela em pó, 10 cravos, 2 colheres de sopa de açúcar, ou a gosto, 2 xícaras de coco ralado, amendoim torrado picado pra decorar.

MODO DE PREPARO: Deixe a canjica de molho na água durante a noite. Numa panela grande, cozinhe a canjica na mesma água por 50 minutos. Quando a canjica estiver macia, junte o leite condensado, o leite de coco, o leite e misture bem com uma colher de pau. Acrescente as canelas, o cravo e o açúcar. Adicione o coco ralado e, se desejar, adoce mais. Sirva quente em xícaras ou tigelas individuais. Decore com uma pitada de canela. Sirva com amendoim torrado por cima.

RENDIMENTO: O quanto sua pança aguentar.

NOTA: Viva São João, viva São Pedro, viva todos os santos! E haja santo!

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade