Quentinho, fresquinho, com manteiga, com ou sem casca, com miolo ou sem, o pão nosso de cada dia não sai de nossas mesas. Todos os dias consumimos pelo menos um pãozinho, esse maravilhoso alimento que nutre, mas que também é considerado um dos vilões das balanças. O fato é que ninguém resiste a um naco fresquinho com manteiga e uma boa xícara de café com leite! Temos pães doces, italianos, franceses, austríacos, alemães, pão delícia, pão de miga, pão preto, integral, pão de minuto, até o pão duro... Enfim cada um mais gostoso que os outros. E o melhor, com acompanhamentos diversos, e muitas vezes equivalentes a uma bela refeição completa. Como resistir a uma gostosa baguetinha ao alho, de entrada, antes de um bom churrasco? E uma bruschetta italiana? E um delicioso pudim de pão feito no forno à lenha? E ainda temos as deliciosas rabanadas, que não podem faltar nas mesas natalinas! Enfim, meus queridos, pão é bom em qualquer ocasião e já faz parte de nossas vidas desde pequenos. E, se engorda ou não, ninguém deixa de degustá-lo pelo menos nos fins de semana. Eu, por exemplo, se relaxar, como pão todos os dias e às vezes mais de um em cada refeição! Então, vamos ver algumas curiosidades e boas receitas para aquecermos nossas manhãs e termos um dia alimentado de coisas boas! Viva o pão nosso de cada dia! Viva nossos padeiros com suas deliciosas receitas! Um viva maior ainda aos deliciosos pãezinhos franceses que jamais nos abandona!
GLOSSÁRIO
PÃO
Principal gênero alimentício de todos os povos desde a pré-história. No Brasil, foi pouco consumido até o século XIX, pois o trigo era todo importado o que encarecia sua fabricação. Era, portanto, tido como um artigo de luxo. Como no Brasil havia enorme variedade de produtos naturais, que brotavam livremente do solo, como a mandioca e o cará, e eram a base da dieta dos índios, eles foram naturalmente adotados pelos brancos como alternativa. É somente a partir do século XX que o pão se populariza. É feito, geralmente, de farinha, líquido e levedo, mas também são encontrados os não-fermentados. No primeiro caso, encontramos dois tipos principais de levedura: o chamado "fermento biológico” constituído de micro-organismos ativos, e os fermentos químicos, como o fermento em pó e o bicarbonato de sódio. O processo de cozimento pode ser feito em forno, na chapa, no vapor ou através de fritura. A enorme variedade de tipo de pão que existe decorre dessas alternativas de combinação de ingredientes, das formas adotadas e das técnicas de elaboração. Alguns exemplos: francês, árabe, de leite, italiano, de centeio, de cevada, de milho, de batata, pão doce, brioche, bisnaga, cacete, pão de queijo, almofadinha, filão, trança, de fôrma, pão de minuto, entre outros.
PÃO DE MIGA
De origem portuguesa, é um pão de fôrma de massa leve, com miolo branco e quase sem casca. Em sua composição entram leite, manteiga, farinha, sal e açúcar.
PÃO DE MINUTO
São pãezinhos levemente adocicados, de massa não levedada. Podem ser também salgados, integrais ou enriquecidos com frutas e nozes. A massa salgada desses pãezinhos pode ser usada também para pizza ou cobertura de pratos à base de molhos ou ensopados, doces ou salgados. Estes pratos são conhecidos na culinária inglesa como cobblers. São ricos em calorias e carboidratos.
PÃO DURO
Instrumento de culinária, este é uma espécie de espátula flexível, geralmente de borracha ou plástico. É utilizada para raspar e retirar os resíduos de alimento das vasilhas onde foram preparados.
BRIOCHE
Ingredientes:
1 tablete de fermento biológico fresco, ¼ de xícara de água morna, ½ de xícara de leite morno, ½ de xícara de manteiga em temperatura ambiente, 3 ovos, 1 gema, ¼ de xícara de açúcar, 1 colher de chá de sal, 5 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de chá de sal.
Para pincelar: duas gemas ligeiramente batidas.
Acessórios: 20 forminhas de brioche com 7cm de diâmetro untadas com manteiga.
Modo de preparo:
1.Numa tigela, dissolva o fermento na água. Em outra, misture o leite, a manteiga, os ovos, a gema, o açúcar e o sal. Junte o fermento e a farinha. Misture até ficar homogêneo.
2.Transfira para uma superfície polvilhada com farinha e amasse por cinco minutos ou até a massa ficar lisa e elástica. Coloque a massa numa tigela untada com manteiga e gire-a para untar toda a sua superfície. Cubra e deixe crescer por uma hora ou até dobrar de volume.
3.Passe para uma superfície polvilhada com farinha e amasse ligeiramente. Divida em 20 porções e modele cada uma no formato de uma bola.
Montagem:
1.Com a mão, pressione ligeiramente cada bola fazendo movimento de vaivém, como se fosse separar 1/3 dela. Vai se formar um "pescoço” na massa.
2.Coloque a massa na forminha e, com a ponta dos dedos, pressione a porção maior de massa, formando uma cavidade no centro.
3.Ajeite a porção menor na cavidade. Pincele com a gema e deixe descansar por mais 15 minutos. Aqueça o forno em temperatura média e asse por 25 minutos ou até dourarem.
Rendimento: 20 porções.
Notas: caso não tenha as forminhas de brioche, faça em outras forminhas que você possua em casa. Mesmo não sendo correto ficará gostoso também!
PÃO ENFORMADO DE AZEITONA, PARMESÃO E MORTADELA
Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo, ¾ de xícara de queijo parmesão ralado, 2 colheres de sopa de manjericão bem picado, 1 ¼ de xícara de azeitona preta bem picada, 2 xícaras de mortadela em cubinhos, 8 ovos batidos, ¾ de xícara de manteiga derretida, 1 colher de sopa de fermento em pó, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Acessório: forma de bolo inglês com 28cm x 11cm untada com azeite.
Modo de preparo:
1.Aqueça o forno em temperatura média.
2.Numa tigela grande, misture a farinha com o queijo, o manjericão, a azeitona e a mortadela. Junte os ovos, a manteiga e o fermento e misture bem. Tempere com sal e pimenta.
3.Transfira a massa para forma e leve ao forno por 40 minutos ou até dourar e, ao enfiar um palito de madeira na massa, ele saia limpo. Retire do forno e desenforme. Sirva quente ou em temperatura ambiente.
Rendimento: 12 fatias.
Notas: Esse pão é excelente para um coquetel, ou de entrada com alguma pasta ou até mesmo puro no lanche da tarde.
BOM APETITE!!!
Deixe o seu comentário