Gastronomia - Novos hábitos nada como uma dieta para adquiri-los!

sexta-feira, 12 de setembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Como estou fazendo uma dieta "forçada” após parar de fumar, é claro, os quilos só foram aumentando. Nada como novos hábitos para driblar a ansiedade e a vontade de comer tudo que sempre comi. Acabei descobrindo alimentos que jamais pensei, um dia, ingerir, como: pão sem glúten, pasta de soja, queijo cottage, tudo sem açúcar, quase nada de carboidrato e, é claro, muitas saladas! E com isso temos que variar os molhos, afinal vai ficando cada vez mais difícil levar qualquer dieta adiante por muito tempo. Então, estou gostando muito das preparações com coalhada e iogurte natural. Molhos, cremes e até mesmo bolos e pudins podem ser feitos com essa maravilhosa opção. Então, que tal saber um pouquinho mais sobre coalhada e seus benefícios?


GLOSSÁRIO

COALHADA – Leite cru e talhado, abafado por 24 ou 48 horas. Geralmente é conseguida com a adição de renina ao leite. Pode ser consumida ao natural, pura ou acompanhada de açúcar, ou ser utilizada como ingrediente de diversos pratos. É muito utilizada na culinária libanesa, onde recebe o nome de lában. Encontra-se fresca, cozida (labanie) e seca, misturada com azeite (laban bi zait). Entra como ingrediente em um grande número de pratos árabes e também serve de acompanhamento para entradas, sopas e quibes. Coalhadas também são importantes no processo de elaboração dos queijos. A adição de um coalho de queijo em leite produz uma coalhada forte e consistente, que é a base da feitura de queijo. Queijos cremosos podem ser obtidos a partir de coalhadas suaves de leite ácido.

 

COALHADA CASEIRA

Ingredientes:

1 litro de leite

170g de iogurte natural.

Modo de preparo:

1°- Em uma panela, coloque 1 litro de leite integral e leve ao fogo médio até ferver. Desligue o fogo e deixe amornar.

2° - Quando o leite estiver morno (56° C), adicione 170g de iogurte natural e misture bem. Tampe a panela com um prato, cubra com um pano de prato, coloque a panela em um local onde não tenha corrente de vento (por exemplo, dentro do forno desligado) e deixe descansar por 6 h.

3°- Coloque uma peneira forrada com um pano de prato limpo dentro de uma tigela. Despeje o leite com iogurte na peneira, deixe escorrendo dentro da geladeira por 3 horas. Despreze o líquido que se formar na tigela, retire a coalhada do pano de prato e sirva em seguida com bolinho de lentilha, quibe, tabule ou esfirra.

Dicas:

Outra forma de verificar se a temperatura está em 56° C é colocar o dedo no leite e contar até dez. Se a temperatura estiver suportável durante este período, estará no ponto correto.


BOLO DE COALHADA

Ingredientes:

1 xícara de chá de manteiga sem sal, 2 xícaras de chá de açúcar peneirado, 4 ovos, 1 xícara de chá de coco ralado, 1 xícara de chá de coalhada, 2 xícaras de farinha de trigo peneirado, 1 colher de chá de amido de milho peneirado, 1 colher de sopa de fermento em pó peneirado.

Cobertura: 500g de creme chantilly, 250g de coco ralado fresco.

Modo de preparo:

Coloque em uma batedeira a manteiga e o açúcar e bata durante 5 minutos ou até obter um creme esbranquiçado.

Junte ovos, um a um, sempre batendo.

Adicione os ingredientes secos, peneirados, alternando com a coalhada e o coco.

Bata durante 5 minutos, despeje a massa na forma que pode ser de silicone ou alumínio (enfarinhada) e de 26cm de diâmetro.

Leve ao forno pré-aquecido a 180º C por 40 minutos.

Depois de assar, desenforme.

Espalhe o chantilly sobre o bolo e cubra-o com coco ralado.

Leve à geladeira até a hora de servir.

Rendimento: 12 porções. 


                                                                            BOM APETITE!!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade