Gastronomia - MINITORTAS COM SORVETE À CAPPUCCINO

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 30 de maio de 2008
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - MINITORTAS COM SORVETE À CAPPUCCINO
Gastronomia - MINITORTAS COM SORVETE À CAPPUCCINO

MARLENE SOUZA

COZINHEIRA

NÃO COME: Miúdos de espécie alguma.

COME DE JOELHOS: Tudo ao molho de quatro queijos.

GOSTA DE COZINHAR: Adoro, faço de tudo! Mas gosto mesmo é de fazer doces e tortas salgadas.

SOBREMESA: Amor-perfeito, uma invenção minha, e torta alemã.

BEBIDA QUE APRECIA: Adoro uma cervejinha bem gelada!

BOTECO PREDILETO: Boteco do Braz, no Prado.

RESTAURANTE PREDILETO: Churrascaria Chimarron, no Mezanino’s.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Rio das Ostras.

JANTAR INESQUECÍVEL: Não foi um jantar, mas o almoço do dia 18 de maio último, na casa de uma amiga, no Rio. Foi inesquecível!

O QUE É SER BEM SERVIDO: Ter uma bela apresentação dos pratos, todos bem decorados, bem variados e bem saborosos.

O QUE É SERVIR BEM: Um belo sorriso no rosto e muita simpatia!

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O Teleférico, as cachoeiras e a neblina.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: Lixo no meio da rua, bueiros entupidos, crianças e idosos abandonados, dormindo nas ruas e praças.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Ter mais turistas para movimentar o mercado em nossa cidade. Precisamos também tomar cuidado com os preços nos restaurantes, para incentivar o próprio friburguense a freqüentá-los mais. Preços acessíveis, para que todos possam usufruir da maravilhosa gastronomia de Nova Friburgo.

Minutas

A entrevistada de hoje, pessoa maravilhosa e amiga, é uma cozinheira de mão cheia, tanto que é sempre muito requisitada. Marlene está por trás das grandes comemorações que acontecem na cidade. Começou a cozinhar pedindo para ajudar na cozinha quando trabalhava num caixa, em um restaurante de Niterói. Gostou tanto, que deu no que deu! Uma exemplar cozinheira, em todos os sentidos. Quem entra em uma cozinha gerenciada por ela sabe que terá boa comida e impecável limpeza, coisa muito rara hoje em dia. Nossa amiga nasceu em Cordeiro, foi criada em Niterói e pra nossa sorte hoje é friburguense de coração. Marlene já prestou serviços no Suspirô Bistrô, no Country Clube, no Buffet da Manuela Sepulcri, no Oca Maloca e hoje é dona de uma cantina que atende aos alunos da UFF na cidade, com almoço, jantar e lanches pra lá de gostosos! Marlene é viúva, tem um filho, Juliano, 26, gente muito boa, e o neto Rychard, 7. Um grande viva a essa família batalhadora, que sempre dá muito bem o que falar! Parabéns!

Dicionário

TORTA Tipo de pastelaria, é um prato feito de massa de farinha de trigo, gordura, ovos e água, recheada com misturas salgadas ou doces, como carne, aves, caça ou frutas. Pode também ser preparada com massa de pão-de-ló ou de biscoitos esmigalhados e massa folhada (em seus diversos tipos). A torta pode ser coberta ou descoberta. As tortas doces francesas, tartes, geralmente são feitas com massa folhada e sem cobertura. As inglesas têm crosta dupla, fundo e cobertura, e são assadas em fôrma rasa. Às vezes a cobertura tem forma de treliça. Geralmente, são feitas em fôrma redonda, rasa, canelada ou não. Podem ser assadas com ou sem recheio. Nesse caso, a massa deve ser perfumada com um garfo antes de ir para o forno, para evitar a formação de bolhas de ar durante o cozimento. Para que a massa não perca seu formato, deve ser forrada com papel-alumínio ou papel-manteiga e “recheada” com grãos crus de feijão. Pouco antes de sair do forno definitivamente, os grãos e o papel são retirados para que a massa (já cozida) possa dourar. 2. No Nordeste do Brasil é o mesmo que frigideira, fritada.

receita

MINITORTAS COM SORVETE À CAPPUCCINO

Ingredientes:

Quatro tortinhas individuais de pão-de-ló redondas prontas (feita em casa ou compradas em confeitarias), ½ xícara de calda de chocolate (puxa-puxa) para coberturas de bolos, ½ litro de sorvete de café, ½ xícara de creme de leite batido com açúcar, ou chantilly, 4 paus de canela e folhas de hortelã (opcional), para decoração.

Modo de preparo:

1. Forre um tabuleiro ou pirex pequeno com a folha de papel-manteiga. Arrume as minitortas em cima do papel; cubra a parte superior e toda a volta com a cobertura puxa-puxa de chocolate.

2. Coloque no centro de cada minitorta uma bola de sorvete. Congele as minitortas com o sorvete até a hora de servir.

3. Pouco antes de servir, coloque-as em pratos individuais de sobremesa. Ponha o creme batido ou o chantilly sobre cada uma e polvilhe-as com canela em pó. Enfeite-as com pau de canela e a hortelã, se desejar, e sirva.

Notas: Combinam-se aqui os sabores de café, chocolate e sorvete, nesta deliciosa sobremesa com sabor de cappuccino. O leitor pode substituir os sabores pelos de sua preferência, é só criar!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade