Gastronomia - Mingau para liberar as manhas e aquecer as manhãs!

sexta-feira, 03 de outubro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Eu sou suspeito para falar de mingau. Porque, vira e mexe, lá estou eu saboreando essa iguaria como se fosse manjar dos deuses. De qualquer sabor. Gosto de mingau! De maisena, de aveia, de cremogema, de baunilha, de milho, enfim... gosto. Essa deliciosa mistura é tradição em minha casa e se perpetua até hoje. Só não como sempre porque não me contento com uma porção; quando começo, quero mais, sempre mais. Difícil parar. Uma das receitas que aprecio ainda mais é a de tapioca. Como as demais, é fácil de preparar e com canela por cima... Hum... Fica um espetáculo! Tradicionalmente os mingaus são servidos de manhã para abrir o apetite, mas eles podem ser servidos à noite antes de deitar, para aquecer o corpo nas noites frias ou então, para substituir o tradicional jantar. Faça sua escolha e aproveite o finzinho do inverno para se lambuzar com essa deliciosa pedida!

 

GLOSSÁRIO

MINGAU – Uma das mais antigas formas de alimentação, largamente difundida, pode ser salgado ou doce. O mingau vem sendo consumido por todos os povos desde a Antiguidade, inclusive pelos índios brasileiros. Já antes da chegada dos europeus, era uma papa feita com farinha de mandioca ou de milho e caldo de peixe ou de carne. Bastante popular no café da manhã no nordeste do Brasil, hoje é uma papa cremosa que pode ser feita com leite misturado a tapioca ou goma de mandioca-doce, carimã, cevada ou milho, servido quente, adoçado com açúcar e polvilhado com canela.

 

MINGAU DE TAPIOCA

Ingredientes: 100g de farinha de tapioca, 3 xícaras de leite de coco, 1 xícara de açúcar, 1 litro de leite (ou água), 5 cravos-da-índia, 3 pedaços de canela em pau, 1 pitada de sal, canela em pó para polvilhar.

Modo de preparo: Coloque a tapioca de molho numa vasilha com o leite de coco para hidratar por 30 minutos.

Acrescente o resto dos ingredientes, exceto a canela em pó, mexendo sempre para não embolar.

Leve ao fogo médio para cozinhar por uns 25 minutos. Abaixe o fogo, continue mexendo e deixe cozinhar mais alguns minutos até que fique um caldo prestes a engrossar. Ainda quente, o mingau apresenta consistência rala, mas vai engrossar quando estiver no ponto de ser consumido. Conforme o gosto, pode adicionar mais um pouco de água, mexendo para mantê-lo uniforme.

Despeje em canecas ou pratinhos fundos, polvilhe canela em pó e sirva ainda quente.

Rendimento: 4 porções.

Notas: Deixe o mingau num ponto mais ralo do que desejado porque engrossará quando esfriar.


MINGAU DE TAPIOCA E BANANA

Ingredientes: 4 bananas (da terra, d’água ou prata), 2 xícaras de água, 1 lata de leite condensado, 1 caixinha de creme de leite, 1 xícara de tapioca, 1 vidro de 500ml de leite de coco, 1 colher de café de sal e canela para polvilhar.

Modo de preparo: Pique ou raspe a banana para que ela fique em pedaços irregulares. Leve à panela com água para cozinhar. Assim que estiver cozida, quando levantar fervura, retire a espuma, para tirar a acidez da banana, acrescente a tapioca, o leite condensado, o leite de coco e a pitada de sal, até que a tapioca fique cozida e engrosse o mingau. No final adicione o creme de leite e pronto. Acerte o açúcar e deixe engrossar e experimente para conferir se a tapioca está cozida. Distribua em potinhos ou pratos e polvilhe com canela. BOM APETITE!!!



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade