O que mais ouvimos na rua: "Já é Natal e eu ainda não providenciei nada”! Juramos todos os anos que não vamos deixar nada pra última hora. Vamos antecipar os presentes... Comprar o bacalhau, conseguir um preço melhor, e congelar pronto para fazer o acabamento no dia. Ufa!!! E mil outras coisas. Mas..., nada será como planejamos, não é verdade? Pelo menos deu para eu aproveitar o tão badalado Black Friday e fiz umas boas comprinhas de Natal. Quanto ao resto, nessa época minha vida vira ao avesso e eu nem sei por onde começar. Mas, acreditem, no fim, tudo vai dar certo! Bom, como na coluna passada eu mostrei como fazer um delicioso arroz para acompanhar os assados, hoje vamos apresentar outras novidades! E mais uma vez, Feliz Natal para todos!
ASSADOS – SÃO EXCELENTES E TÊM GOSTO DE FESTA
PERNIL – Pode ser comprado temperado. Particularmente, prefiro fazê-lo com uma boa marinada. Alho, sal, pimenta-do-reino, limão, folhas de louro, tomilho e outra erva que ache saborosa também é muito bem-vinda. Fure a carne, coloque a marinada, preenchendo os buracos para evitar que a carne perca líquido. Recheie com toucinho, bacon, azeitona, castanhas, pistache... Enfim, como achar melhor. Coloque num saco plástico e vá virando para que envolva toda a carne. Deixe marinando por 24 horas, refrigerado. Algumas pessoas gostam de colocar vinho branco seco. Pode ser regado durante o cozimento ou trocar o limão pelo vinho. Besunte a carne com manteiga ou margarina e vá regando com a marinada durante todo o cozimento.
TENDER – Esse pode ser usado direto, pois já vem temperado e defumado. Em saladas, como entrada, em lascas ou cubos, são excelentes. Acompanha muito bem frutas diversas. Ameixas, pêssegos, damasco, abacaxi e até mesmo manga são bem vindas ou frutas em calda. Caso queira servir quente, um molho adocicado cai muito bem. Misture glucose de milho, espumante, suco de laranja e algumas especiarias como cravo, canela, cardamomo, anis-estrelado e outros. Ferva tudo por alguns minutos e vá regando o tender no forno até ficar dourado. Coe a calda e sirva com o assado. Corte em fatias finas. Para acompanhar, farofa, pães, saladas e outros. Com a sobra e desfiado vira um excelente salpicão.
PERU – Ave de textura macia e sabor suave e excelente para grandes festas. Recheado de farofa fica uma de-lí-ci-a! Podem ser de dois tipos diferentes: uma farofa para o papo e outra para o interior. Escolha a de sua preferência. Castanhas portuguesas, cogumelos, frutas, frios e outras leguminosas dão um sabor especial. Depois de recheado, costure ou feche as cavidades com palitos. Geralmente já vem com temperos não impedindo que você dê um toque a mais com algumas ervas. Atenção: cuidado com o sal. Besunte com manteiga ou margarina e leve ao forno com papel alumínio, retirando apenas mais tarde para dourar. Não se esqueça de amarrar as coxas ou palitos de madeira. Elas abrem conforme o cozimento. E as asas junto ao peito. Não esqueçam de retirar o barbante ou os palitos antes de servir. Acompanhe com arroz e/ou as farofas.
BOM APETITE E FELIZ NATAL!!!
Deixe o seu comentário