Gastronomia - Mas que calor ô ô ô ô ô ô!!!

Chico Figueiredo · chicop.figueiredo@gmail.com
sexta-feira, 16 de janeiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Pessoal, o que mais se ouve em todos os lugares não é o aumento dos preços, nem o escândalo da Petrobras, nem mesmo a tragédia que se abateu em Paris! Não. É simplesmente, ‘que calor é esse?!!!’ As pessoas chegam em casa, no trabalho ou em qualquer lugar completamente esbaforidas, passadas... ou assadas (desculpem a rima, mas foi inevitável). Não tem ar-condicionado que dê conta da demanda, pela quantidade de gente que se aglomera perto de um. A procura nas lojas por ventiladores, circuladores ou outra qualquer traquitana (geringonça) que faça ventar e refresque é intensa. Isto posto, nada melhor que saborear frutas, saladas, sorvetes e picolés ("que demora mais pra derreter”) e muita, mas muita água mesmo para hidratar. 

 

DICAS

- Consuma de 1,5 a 2 litros de água por dia. Beba água fresca com frequência em pequenos volumes. Tenha sempre uma garrafinha d’água por perto, principalmente quando for à rua. Parece bobagem, mas você vai acabar bebericando a todo instante, como deve.

- Aumente o consumo de frutas e legumes frescos. Eles são ricos em água, minerais e eletrólitos importantes para manter a hidratação do corpo por mais tempo.

- Beba água de coco. Esta é uma ótima maneira de manter a hidratação em dias muito quentes, pois a composição química da água de coco é a mais próxima da composição dos líquidos corporais, mantendo também a boa hidratação das células.

- Consuma mais vegetais crus. Essa forma preserva a maior quantidade dos nutrientes presentes nesses alimentos.

- Na estação mais quente do ano (e a deste 2015 em particular), dê preferência às frutas, verduras e legumes. Esses alimentos são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem deliciosamente refrescantes.

 

GLOSSÁRIO

SORBET

Sorvete feito unicamente com suco de fruta e açúcar e, eventualmente, com alguma bebida alcoólica. Já era apreciado desde 500 a.C. em parte da Europa, quando a neve das montanhas era misturada ao vinho. Os romanos também apreciavam. Em torno de 500 d.C. os chineses encontraram uma maneira de conservar os sucos de frutas endurecidos, numa temperatura próxima de zero grau, com o auxílio das propriedades gelatinosas de algas marinhas. Esta técnica foi da China para a Pérsia, e daí para os árabes, que a levaram para a Itália. No século XII, apareceu no banquete do rei Rogerio, de Palermo. No século XVI, Catarina de Médicis levou o sorbet para a França. No século seguinte, confeiteiros sicilianos passam a misturar leite e creme de leite ao gelado. No século XVIII, em Palermo, surgiu a primeira sorveteria comercial. Sua denominação vem do árabe charab (bebida) e do turco, chorbet (bebida fria). É utilizado, principalmente, para limpar o paladar entre pratos salgados ou como sobremesa. Nos jantares do século XIX, era servido logo após o primeiro serviço (entrée), para preparar o paladar para o assado. Em inglês é sherbet.


RECEITAS

SORBET DE MANGA COM LIMÃO

Ingredientes:

1 xícara de água, 1 xícara de açúcar, raspas de 1 limão, 1 kg de manga descascada e cortada em pedaços, suco de 4 limões e 1 pitada de sal.

Modo de preparo: 

1.Leve a água, o açúcar e as raspas de limão para esquentar numa panela. Desligue o fogo e deixe esfriar depois que o açúcar estiver bem dissolvido.

2.Bata no liquidificador os pedaços de manga, a calda de açúcar, o suco de limão e o sal. Despeje numa tigela, cubra com plástico e deixe no congelador até endurecer bem.

Rendimento: 8 porções.

Notas: Essa receita é simples e pode ser feita com várias frutas. É econômica e muito apreciada no verão. Para as crianças que gostam de um "geladinho” é uma ótima pedida. Ainda temos a opção de prepararmos deliciosos "sacolés”. 


BOM APETITE!!!



 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Gastronomia
Publicidade