GASTRONOMIA - LUZES... CORES... é a magia do Natal invadindo a cidade!

Chico Figueiredo · chicop.figueiredo@gmail.com
sexta-feira, 05 de dezembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Damo-nos conta de que o Natal está chegando quando músicas típicas de comerciais e propagandas começam a ser exibidas nas TVs, os panetones surgem aos borbotões nas prateleiras dos supermercados, os enfeites natalinos cobrem as vitrines das lojas, entre outros inúmeros sinais.  

Neste ano, em particular, a beleza da decoração natalina tomou conta de nossa cidade. Empresários, poder público e clubes se uniram para investir na imagem de nossas praças e ruas e, assim, elevar a autoestima do friburguense... Lindo e contagiante! 

Bom, mas vamos ao que interessa em uma coluna gastronômica. Receitas e sugestões para as festas natalinas que tanto agradam aos nossos convidados. E desde já, Feliz Natal pra todos nós e muitas alegrias em todas as confraternizações!


DICAS PARA DECORAR A MESA DA CEIA DE NATAL

Escolha uma toalha branca ou bege claro, como base da decoração, ou outra cor, mas sempre em tom claro. Ela deve ser longa para esconder os pés da mesa, sem sobras excessivas. Ou, se você não tiver, use uma que tenha um bom caimento e cubra uma boa parte. 

Por cima, coloque uma toalha ou trilho colorido, com motivos natalinos ou até mesmo um belo tecido brocado em tons vermelhos e verdes. Fios dourados no tecido também ficam bonitos... Sem exageros, é claro. 

 Um arranjo para enfeitar o centro da mesa é sempre muito bem vindo. Ele pode ser composto com flores e galhos natalinos, e montado em um cachepô de vidro ou cerâmica com altura média. Cuidado com o glitter dos enfeites, pois pode cair nos alimentos. A dica é básica — menos é mais. Caso a toalha tenha brilho, cuidado para não exagerar.

Se você conseguir colocar todos os seus convidados numa única mesa, arrume-a com os copos e talheres para todos os pratos e bebidas a serem servidas. Dessa forma, você evita o "senta e levanta”. Uma mesa de apoio ou um aparador é sempre bem vindo. Podemos colocar as bebidas em recipiente para mantê-las geladas ou até mesmo uma champanheira. Não se esqueça de colocar um belo arranjo nela também.

Aposte em guardanapos de tecido. Podem ser feitos de Oxford numa cor que combine com toda a decoração. Não esqueça os prendedores que podem ser criados por você mesmo.


RECEITA

ARROZ COM CHAMPIGNON, PASSAS E NOZ-PECÃ

Ingredientes: 1 cebola bem picada, 50g de manteiga, 200g de arroz lavado, 200g de champignon fatiado, 1/2 litro de caldo de legumes (ou galinha), ½  xícara de noz-pecã picada, ½ xícara de passas, nozes-pecãs inteiras para decorar e sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo: Numa panela, refogue a cebola na manteiga. Acrescente o arroz, o champignon e cozinhe por 5 minutos. Adicione o caldo de legumes, a noz-pecã, as passas e tempere com sal e pimenta-do-reino. Cozinhe em fogo brando por 20 minutos. Retire, passe para uma travessa e decore com nozes-pecãs inteiras.

Rendimento: 6 porções.

 

BOM APETITE!!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Gastronomia
Publicidade