Quem já não usou esse termo — fritando na cama. Ou fritando ovos ou até mesmo igual a panquecas. Bom, seja o termo que for, é terrível! E geralmente acontece quando temos atividades logo pela manhã. Ufa! É um saco... Eu não chego a ter insônia, mas durmo muito mal e pouco. Perco o sono com frequência e comecei a tomar algumas medidas para que isso não aconteça. Muitos alimentos e bebidas agem diretamente no sono e tomar "remedinhos” para dormir geralmente acarreta um imenso mau humor ou ainda uma lerdeza por todo o dia!
Conheça alguns alimentos que ajudam a combater a insônia:
Alimentos ricos em triptofano - coxa de peru, leite, carne de vitela, salmão, tomate, queijo branco, nozes, mel;
Alimentos ricos em vitamina B6 - cenoura, cebola, kiwi, levedura, banana, atum, azeite, espinafre, melancia, ervilha, soja;
Alimentos ricos em vitamina C - acerola, laranja, limão, espargos, acelga, morango, kiwi, melão, pimentão, tangerina;
Alimentos ricos em magnésio - alho, banana, nozes, ameixa seca, pão integral, arroz integral, salmão, espinafre;
Alimentos ricos em carboidratos complexos - macarrão, arroz, batata, feijão, grãos integrais;
Cálcio ajuda e muito para se ter uma boa noite de sono. Leite morno ou um potinho de iogurte natural são excelentes dicas.
Alimentos que causam insônia:
Café, red bull, coca-cola, guaravita, guaraná, chá preto, chá mate, chá verde, gengibre, pimenta, açaí, chocolate e outros.
Esses alimentos devem ser evitados, especialmente depois das 16h. Não jantar muito próximo da hora de ir dormir e ter horário regular para ir dormir e acordar também ajuda a ter uma vida mais saudável.
RECEITAS
SUCO DE MARACUJÁ
O suco de maracujá para evitar a insônia é um excelente remédio caseiro, uma vez que essa fruta possui propriedades sedativas e uma substância chamada passiflorina que ajuda o indivíduo a relaxar e a ter uma boa noite de sono.
Ingredientes:
polpa de 1 maracujá, 300ml de água, 3 gotas de limão e mel.
Modo de preparo:
Lavar bem os ingredientes, cortar o maracujá ao meio e retirar toda a polpa. Depois adicionar todos os ingredientes no liquidificador e adoçar. Após adoçar, o suco está pronto para ser bebido.
TRUTA NO PAPELOTE
Ingredientes:
4 unidades de filé de truta, 3 tomates maduros e limpos, ½ pimentão amarelo, ½ pimentão vermelho, 8 azeitonas sem caroço light, 9 colheres de sopa de suco de limão, 2 dentes de alho, 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de manjericão picado e sal e pimenta-do-reino a gosto.
Papel alumínio ou papel manteiga para os papelotes.
Modo de preparo:
Higienize os tomates, os pimentões, os limões, os alhos e o manjericão. Corte em quatro os tomates, em cubos os pimentões, extraia o suco dos limões, pique os alhos e separe as folhas do manjericão.
Pré-aqueça o forno a 220°C.
Tempere os filés com sal e pimenta; em separado, tempere os tomates, azeitonas, manjericão, os alhos e os pimentões com o suco de limão e deixe marinar por 10 minutos. Reserve.
Distribua os filés de truta nos papelotes, junte os vegetais marinados, regue com o líquido da marinada e, por último, com azeite.
Dobre o papel alumínio como se fosse um envelope (parte brilhante para dentro), muito delicadamente para não perfurar.
Coloque os papelotes em uma assadeira e leve ao forno por 20 minutos.
Sirva a truta no papelote acompanhada de salada verde ou arroz branco.
Rendimento: 4 porções.
Notas: como estamos em pleno Festival de Truta, resolvi dar essa receita que é leve e muito saborosa. Para quem tem problemas de insônia, sirva com salada verde.
BOM APETITE!!!
Deixe o seu comentário