Delicioso, cremoso, calórico, para muitos tipos de preparos, o creme de leite é essencial na culinária, principalmente a francesa, onde a base é feita de creme e manteiga. Aí vão algumas dicas e curiosidades para se usar o creme certo na preparação certa. E aproveitar os dias frios para saboreá-los. Mas, cuidado para não exagerar, afinal de contas, é sempre complicado perder esses quilinhos no inverno!
GLOSSÁRIO
CREME DE LEITE - Com teor de gordura em torno de 35%, é pasteurizado e vendido em garrafinhas plásticas. Entra no preparo de molhos, recheios e pode ser batido para se obter creme chantilly. Cada 100g deste creme de leite contém cerca de 340 calorias.
DIFERENÇAS DE CREMES
CREME DE LEITE DE CAIXINHA - Muito fácil de ser encontrado, normalmente contém 25% de gordura. É o ideal para ganaches, caldas, pudim, molhos, sobremesas. Mas, se ferver, vai talhar. É conhecido também como cream, single cream (inglês), crème liquide (francês), panna (italiano) ou natas (em Portugal). Após abrir a caixinha, guarde na geladeira, de preferência em outro recipiente tampado.
CREME DE LEITE DE LATA - Possui normalmente a mesma quantidade de gordura (cerca de 25%) que o creme de leite de caixinha, porém vem com o soro separado e normalmente é menos encorpado. Na hora de utilizar uma receita, a menos que traga indicação para separar o creme de leite do soro, misture o conteúdo com uma colher e utilize por completo o conteúdo da lata. Se, após abrir a lata, sobrar algum conteúdo, retire da lata e guarde na geladeira num pote fechado.
CREME DE LEITE LIGHT - É o mesmo creme de leite da caixinha, porém a quantidade de gordura é bem menor (15%). Seu uso é indicado da mesma maneira que o de caixinha e com calorias (e sabor) menores.
CREME DE LEITE FRESCO - É o creme de leite que compramos em garrafinha e fica entre os laticínios. Ele deve ser mantido sob refrigeração, é o responsável pelo verdadeiro chantilly (basta batê-lo numa batedeira até ficar espesso, mas cuidado para não bater demais e virar manteiga!). É um creme com maior teor de gordura (35%) e mais branquinho, então quanto mais branco o creme, maior o teor de gordura e melhor sua qualidade. Pode ir ao fogo até ferver, pois não corre o risco de talhar. Normalmente não pode ser substituído pelo creme de leite de caixinha, pois o fresco pode ser fervido e reduzido sem alterar suas características, enquanto o de caixinha irá talhar ao ser fervido. Também pode ser chamado de heavy cream (inglês), double cream (inglês), crème fleurette (francês), panna fresca (italiano), natas espessas ou natas batidas (já é o creme batido) em Portugal.
CREME DE LEITE FRESCO
Ingredientes:
½ litro de leite integral, 200 gramas ou margarina sem sal em temperatura ambiente, 200 gramas de gordura vegetal hidrogenada e 1 gema passada pela peneira.
Modo de preparo:
Numa panela grande, misture a gema e o leite. Leve ao fogo e deixe esquentar sem ferver, mexendo bem. Desligue o fogo e junte a manteiga e a gordura mexendo até derreter completamente.
Coloque esta mistura no liquidificador ainda quente e bata por exatos 3 minutos em velocidade máxima. Transfira para uma tigela (que não pode ser de alumínio e nem inox) e leve à geladeira por 24 horas. Está pronto o creme de leite fresco.
BOM APETITE!!!
Deixe o seu comentário